'Estadão' resenha 'Do Roraima ao Orinoco'

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Obra em três volumes reúne narrativas da expedição empreendida pelo alemão à região Norte do Brasil e à Venezuela, no período de 1911 a 1913, com rica iconografia  


O jornal O Estado de S. Paulo resenhou o lançamento Do Roraima ao Orinoco: Resultados de uma viagem no Norte do Brasil e na Venezuela nos anos de 1911 a 1913, riquíssimo relato de viagem, em três volumes.

"É possível, mas vai ser difícil encontrar um livro sobre a cultura dos indígenas do norte do Brasil e sul da Venezuela que tenha inspirado a ficção literária e o cinema como [este] clássico, do antropólogo e explorador alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924)", escreve Antonio Gonçalves Filho. "Um erudito, morto aos 52 anos, de malária, em Caracaraí, no centro-sul de Roraima, Koch-Grünberg não teve tempo de ver as lendas indígenas por ele recolhidas serem adaptadas pelo modernista Mário de Andrade em seu mais conhecido livro, Macunaíma (1928), depois transposto para o cinema (em 1969)."

Leia a matéria na íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br