Evento reúne nomes da política, cultura e academia em lançamento de 'Esquecer? Nunca mais!' na Biblioteca Mário de Andrade

Notícia
Notícias
quinta-feira, 10 de julho de 2025

Da esquerda para a direita: José Manuel Diogo, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira; César Martins, vice-reitor da Unesp; Rodrigo Massi, diretor da Biblioteca Mário de Andrade; e Jézio Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp

O lançamento do livro Esquecer? Nunca mais – A saga do meu filho Marcos Arruda, da Editora Unesp, movimentou o auditório da Biblioteca Mário de Andrade na noite de ontem, 10 de julho, em São Paulo. O evento reuniu autores, convidados e representantes de diferentes áreas para discutir o contexto histórico e os temas centrais da obra, que recupera o sequestro e a prisão de um jovem ativista durante a ditadura militar brasileira.

A mesa de discussão contou com a presença do professor James Green, brasilianista da Brown University e organizador do livro, que atuou como moderador, além da ex-presa política Marlene Soccas, do ex-líder sindical José Pedro da Silva, da diretora musical Fernanda Maia e de Marcos Arruda, economista e protagonista da história narrada na obra.

Entre os presentes na plateia estiveram o vice-reitor da Unesp, Cesar Martins; o diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Rodrigo Massi; o professor convidado do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, José Manuel Diogo; além de Jézio Gutierre, presidente da Fundação Editora da Unesp, que destacou a importância da publicação para a preservação da memória histórica. “Lançar um livro como Esquecer? Nunca mais! é contribuir para a escuta atenta e necessária de testemunhos que não podem ser esquecidos”, afirmou.

A obra, escrita por Lina Penna Sattamini e organizada por James Green e Marcos Arruda, reúne relatos pessoais e documentos que ilustram a atuação do regime militar contra a militância política nas décadas de 1960 e 1970, bem como a luta da família de Marcos por sua libertação.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br