Ex-ministro chileno expõe como a trajetória norte-americana impacta nações latinas

Notícia
Notícias
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Luis Maira estuda minuciosamente as ações dos Estados Unidos e o relacionamento com os países vizinhos

“Analisar a trajetória dos Estados Unidos nessas décadas antecedentes, onde temos a crise econômica de 1974-1975, a derrota no Vietnã, a crise do petróleo e o abandono progressivo dos ideais de bem-estar social e fraternidade universal pós-Segunda Guerra, ajuda a compreender as tensões nas relações desse país com as nações latino-americanas”, afirma o ex-ministro do Chile Luis Maira, autor de Aprendizagens do estudo sobre os Estados Unidos, lançamento da Editora Unesp, que integra a coleção Estudos Internacionais.

A obra é fruto do período em que o autor foi professor visitante no Woodrow Wilson International Center for Scholars de Washington, onde os ensaios foram idealizados e ora sintetizam ao leitor como funcionam as instituições estadunidenses – sobretudo, como são tomadas as decisões concernentes à política externa, que papel político e econômico desempenham as corporações transnacionais e qual a importância da América Latina para a maior potência do mundo. 

Maira esclarece que, ao se analisar a trajetória de qualquer grande potência internacional, um aspecto essencial é determinar o momento máximo de poder, a partir do qual se inicia uma fase de declínio, que pode ser mais rápida ou mais gradual. “Acredito que não haja nenhuma dúvida de que o período de maior poder alcançado pelos Estados Unidos foi em 1945, quando a Segunda Guerra Mundial terminou. Momento em que sua produção representava quase a metade do total da economia mundial; havia saído do gigantesco combate que teve início em dezembro de 1941 sem ter experimentado danos em nenhuma parte de seu território e tendo uma safra produtiva que a economia de guerra havia aumentado consideravelmente”.

Ao longo de 16 ensaios, Maira explana os eventos não apenas referentes à história do país norte-americano, mas também todo o impacto que suas decisões provocaram nas nações latinas. “Os acontecimentos dos anos recentes nos mostram que, em função do modelo oportuno da própria doutrina norte-americana diante dos processos de democratização, o peso da busca de uma mudança nos sistemas autoritários está inteligentemente descentralizado e radicado nos impulsos políticos domésticos, onde os atores internos que buscam como objetivo uma ruptura democrática mais ou menos completa têm pouca força.”

Sobre o autor – Luis Maira, nascido em Santiago, Chile, tem uma longa e proeminente trajetória como intelectual e político. Foi líder do movimento estudantil, deputado (1965-1969 e 1969-1973) e ministro da Planificação e Cooperação do Chile (1994-1996). Sua extensa obra é referência dentro do pensamento de esquerda latino-americana.

Título: Aprendizagens do estudo sobre os Estados Unidos
Autor: Luis Maira
Tradutor: Silvia Massimini Felix
Número de páginas: 416
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 98,00
ISBN: 978-85-393-0804-0

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br
(11) 3242-7171 ramal 517