Cerca de 55 mil visitantes passaram pela Barra Funda, em São Paulo
Quem visitou o pavilhão de exposições da VI Feira do Livro da Unesp, que terminou no último domingo, 7, sentiu os corredores mais cheios do que da última vez. E não foi só impressão: o evento registrou alta de 10% no público em relação à edição anterior, de 2023. Passaram pelos estandes dos mais de 160 expositores pouco mais de 55 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento. Este movimento gerou, ao todo, R$ 4 milhões em vendas. Vários dos mais de 30 mil títulos à disposição esgotaram e tiveram de ser repostos.
"Nós só temos a agradecer a todos os que se empenharam em fazer deste evento um sucesso, marcadamente o público, que prestigiou a feira, presencial e virtualmente, e pôde consolidar a Feira do Livro da Unesp como uma ponte entre a sociedade e os livros”, disse o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Gutierre.
Em relação à feira virtual, as editoras que optaram por participar desta modalidade ofereceram ao público não residente em São Paulo a possibilidade de adquirir bons títulos com excelentes preços. Em diversos momentos, por exemplo, o site registrou o acesso simultâneo de mais de um milhão de pessoas.
Em 2024, a VI Feira do Livro da Unesp também permitiu a consulta dos títulos disponíveis por meio de um buscador integrado ao site como um recurso a mais, que se somou às tradicionais listas de cada editora. Foi uma ação pioneira dentre as feiras de livro tradicionalmente realizadas no Brasil e que contará com aprimoramentos para as próximas edições.
Divulgação
A estratégia de divulgação consistiu no envio de conteúdo para jornalistas de veículos de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, bem como no apoio de influenciadores digitais de prestígio no mercado editorial. Por meio da imprensa, que distribuiu notas e reportagens na véspera e durante o evento, foi possível obter quase cem menções em veículos relevantes de rádio e televisão, como TV Globo, TV Cultura, TV Bandeirantes, BandNews FM, Eldorado FM, Alpha FM etc., e portais e impressos, como Veja SP, Catraca Livre, Estadão, Folha de S.Paulo, Agência Brasil etc..
Diretor-presidente da FEU, Jézio Gutierre, conversa com a repórter Beatriz Backes, da TV Globo
No campo dos influenciadores, neste ano, a Feira do Livro da Unesp contou com a participação de diversos criadores de conteúdo do Instagram e do Tiktok, que elaboraram vídeos para a divulgação do evento. Mell Ferraz (@blogliteraturese), Paloma Lima (@palomalima.m), Karine Leôncio (@kabooktv) e Tiago Valente (@otiagovalente) foram apenas alguns deles.
Mell Ferraz na Feira do Livro
Além disso, houve, ainda, um esforço de panfletagem, com a entrega de 50 mil marcadores de página de livro com informações da feira em 16 estações de Metrô da capital, em todas as regiões.
Estas ações foram fundamentais para que fossem atraídos diversos públicos e colaborou para sua consolidação como evento inscrito no calendário cultural paulistano e nacional de fomento à leitura.
https://www.youtube.com/watch?v=bR1ZJKNs17I
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br