Formação 'O universo dos livros juvenis e YA: edição e mercado' da Universidade do Livro

Notícia
Notícias
domingo, 14 de julho de 2024

As inscrições vão até 15 de julho

O mundo editorial reúne inúmeros e estilos com universos próprios fascinantes. Dois deles são o mercado trade e a edição de livros juvenis e YA no Brasil. Na formação inédita O universo dos livros juvenis e YA: edição e mercado, a Universidade do Livro explora as dinâmicas desses segmentos com foco na literatura comercial (trade), enquanto mergulha no emocionante mundo da publicação de livros voltados para o público jovem. As aulas, ao vivo e online, vão de 30 de julho a 6 de agosto de 2024, das 19h30 às 21h30.

A formação combina análise de tendências, estratégias de investimento e perspectivas sobre a criação e a comercialização de histórias cativantes para adolescentes e jovens adultos e oferece uma oportunidade de investigar as interseções entre os livros e o público consumidor final, abrindo portas para um entendimento mais abrangente do cenário atual.

Ela é voltada para assistentes editoriais, editores, tradutores, preparadores, revisores, estudantes de letras, comunicação, editoração e jornalismo, livreiros, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados. 

  • Aula 1 - Histórico e definição de público
    Exploração do histórico das publicações direcionadas aos jovens, contextualizando sua evolução e importância.
  • Aula 2 - Prospecção, autores e agentes
    Investigação das estratégias de prospecção de originais e a relevância dos relacionamentos com autores e agentes no mercado editorial juvenil.
  • Aula 3 - Escrita para jovens
    Orientações práticas sobre a escrita de livros para o público jovem, abordando temas, extensão e linguagem adequada para cativar essa audiência específica.
  • Aula 4 - Edição de texto e finalização
    Exploração do processo de edição de texto, tanto do ponto de vista do autor quanto do editor, para alcançar o manuscrito final de qualidade.
  • Aula 5 - Ilustração, design e produção editorial
    Análise do papel crucial da ilustração e do design na criação de livros juvenis, além do passo a passo da produção editorial para transformar o texto em uma obra finalizada.
  • Aula 6 - Divulgação, vendas e eventos
    Estratégias eficazes para divulgar, vender e promover eventos relacionados aos livros juvenis, garantindo que alcancem o público-alvo de maneira eficiente.

O investimento é de R$ 470 (valor único, com desconto sobre o preço original de R$ 555) e pode ser feito em até 3 parcelas de R$ 156,66 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 30 de julho ou no boleto para pagamento até 23 de julho.

Sobre a docente

Flavia Lago é bacharel em letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui mestrado em literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora editorial do selo Gutenberg do Grupo Autêntica. Flavia também colaborou com outras casas editoriais, como Cosac Naify, Saraiva, VR Editora e FTD. Participou das edições da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, bem como da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, da Book Expo em Nova York e, mais recentemente, da Feira do Livro de Londres. Como tradutora freelancer, a lista inclui: Companhia das Letras, Companhia das Letrinhas, Instituto Moreira Salles, Editora Moderna, Fundação Bienal, Editora Hedra, Temporal e Fósforo. Destacam-se, em sua trajetória, os títulos Ota, o rio de Hiroshima (Temporal, 2020), Monsieur Jabot, de Rodolphe Töpffer (Sesi-SP editora, 2018) – premiado com o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2018 na categoria Tradução – Adaptação Jovem; Como apavorar os fantasmas? e Como apavorar os monstros?, de Catherine LeBlanc, Lição de pesca, de Heinrich Böll e Emile Bravo e O livro da selva selvagem, de Joseph Antòn e Lucie Brunellière (VR Editora, 2013; 2015; 2016), também premiado com o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2017 na categoria Tradução – Adaptação Criança.

Serviço - O universo dos livros juvenis e YA: edição e mercado - Formação ao vivo e online

Data: 30 de julho a 6 de agosto, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 12 horas  
Inscrições: até 30 de julho, às 12h
Investimento: R$ 470 (valor único, com desconto sobre o preço original de R$ 555) e pode ser feito em até 3 parcelas de R$ 156,66 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 30 de julho ou no boleto para pagamento até 23 de julho.

E-mail: unil@unesp.br

Clique aqui para informações e inscrições online.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br