Encontro realizado no Instituto Confúcio na Unesp busca fortalecer cooperação na publicação de obras nas áreas de humanidades e ciências sociais, com foco no mercado brasileiro e internacional. (Foto: Laura Lobo)
O diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp (FEU), Jézio Hernani Bomfim Gutierre, recebeu em 13 de novembro uma comitiva estrangeira com objetivo de estreitar as relações acadêmicas e discutir possibilidades de parcerias editoriais entre a editora China Renmin University Press e a FEU, que também abriga o Instituto Confúcio na Unesp, instituição voltada ao ensino de língua e cultura chinesa no Brasil.
Integraram o grupo de visitantes a diretora do International Publishing Center da China Renmin University Press, Yolanda Liu, o vice-diretor da Escola de Construção e História do Partido Comunista Chinês, Hou Xinli, e o editor do Departamento de Humanidades e Ciências Sociais da China Renmin University Press, Gong Hongxun.
Parceria estratégica
Entre as propostas de colaboração, estão em análise coedições de livros que explorem temas de interesse mútuo nas áreas de humanidades e ciências sociais, além da distribuição exclusiva dessas obras por meio dos canais da Fundação Editora da Unesp no Brasil e em grandes redes de livrarias. Outro ponto destacado foi a possibilidade de disponibilizar livros digitais da China Renmin University Press no site da Livraria Unesp, com opção de impressão sob demanda, ampliando o acesso a essas obras no mercado brasileiro.
A China Renmin University Press é a editora da Universidade Renmin da China, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país, localizada em Pequim. Fundada em 1937, a universidade é referência nas áreas de ciências humanas, sociais e políticas, sendo amplamente reconhecida como um dos principais centros de pesquisa e formação de especialistas nas áreas de economia, administração pública e direito. A editora, vinculada à universidade, destaca-se pela publicação de livros acadêmicos de alta qualidade, voltados para promover o conhecimento e o intercâmbio cultural entre a China e o mundo.
A potencial parceria com a Fundação Editora da Unesp visa unir a expertise de ambas as instituições para fortalecer a difusão de conteúdos acadêmicos e culturais, promovendo uma ponte entre pesquisadores, estudantes e o público leitor no Brasil e na China. "Essa cooperação promete não apenas fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre Brasil e China, mas também potencializar a divulgação e o alcance das publicações das duas instituições, promovendo maior visibilidade no cenário editorial internacional", afirma Gutierre.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br