Figura só, pintura de Tarsila do Amaral
(Foto: Jaime Acioli/Divulgação)
A pesquisadora Gênese Andrade é a convidada do Fórum do Campo Lacaniano – São Paulo para a palestra “Os artistas brasileiros e a França nos anos 1920”, que será realizada no dia 26 de setembro de 2025, às 19h. O encontro será realizado de forma híbrida, com presença física exclusiva para membros e participantes das formações clínicas e participação online aberta, sem necessidade de inscrição.
Autora de obras como Pagu / Oswald / Segall (Museu Lasar Segall: Imesp, 2009), Vicente do Rego Monteiro (Publifolha, 2013) e Artistic Vanguards in Brazil, 1917–1967 (Oxford Research Encyclopedia of Latin American History, 2019), além de organizadora de 1923: Os modernistas brasileiros em Paris e Arte do Centenário e outros escritos, pela Editora Unesp, Gênese Andrade é professora universitária, pesquisadora independente e tradutora.
Em sua apresentação, ela abordará a intensa troca cultural entre artistas brasileiros e franceses na década de 1920 — período em que nomes como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Sérgio Milliet, Vicente do Rego Monteiro e Heitor Villa-Lobos passaram longas temporadas em Paris, convivendo com figuras como Blaise Cendrars, Jean Cocteau, Fernand Léger, Darius Milhaud e Pablo Picasso.
A palestra integra a programação do ciclo Como era gostoso o meu francês, com coordenação de Leonardo Assis, Luciana Guarreschi e Eveline Hauck.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br