Como transformar a Matemática numa experiência agradável
A obra Geometria e estética – Experiências com o jogo de xadrez, que acaba de ganhar nova tiragem, discute qual o conteúdo de Matemática é mais desafiador e tem mais significado para os alunos. Como a disciplina é cercada pelo mito da dificuldade, o autor se valeu do xadrez como recurso didático para gerar situações prazerosas que desenvolvessem o gosto pelas experiências matemáticas. O xadrez é utilizado como exemplo de um recurso para ensinar conceitos e procedimentos matemáticos que sirvam também de objeto de estudo para a reflexão sobre pesquisas que possam ser feitas em outras áreas do conhecimento. Computadores, vídeos, jogos, lousa e giz são vistos como caminhos igualmente válidos, desde que sejam investigados em profundidade para entender o que cada um deles pode oferecer ao ensino da Matemática.
No livro, Antonio Rodrigues Neto desenvolve atividades desde a confecção das peças até a proposta de um laboratório de geometria em uma linguagem acessível não somente para estudantes e professores da área de matemática como também para pesquisadores das mais variadas áreas da educação. Os desenhos dos tabuleiros e das projeções dos movimentos das peças, somados à confecção de cada uma delas, apontam que os verbos confeccionar e projetar podem ser aplicados aos currículos de matemática, para que as experiências em sala de aula não se restrinjam somente aos conteúdos específicos da matemática, mas que também ampliem para outras ações que são importantes na formação dos alunos.
Todas as experiências são apresentadas com o objetivo de propor ao leitor não somente o entendimento dos conceitos matemáticos, mas, particularmente, o questionamento de como abordá-los. Em outras palavras, o jogo de xadrez é usado para colocar o ensino de matemática em xeque. Não ter acesso aos tabuleiros e peças do jogo levou a ações que envolveram desde a confecção das peças, com a exploração dos conceitos geométricos, até o desafio de toda a sala de aula jogar contra o professor em uma atividade em que todos participam.
São essas experiências que resultaram na elaboração deste livro. Preocupando-se com o currículo e a melhoria da qualidade do ensino, Geometria r estética – Experiências com o jogo de xadrez evidencia a importância do desenvolvimento das capacidades matemáticas como suporte para outras capacidades, com objetivo de incluir os alunos não somente na escola mas, principalmente, na sociedade.