Livro retraça a prodigiosa epopeia que vai das primeiras domesticações de plantas e animais
às agriculturas diferenciadas de hoje
(Foto: Jcomp/Freepik)
Aclamado por seu fôlego histórico e rigor analítico, História das agriculturas no mundo acaba de ganhar nova reimpressão pela Editora Unesp. O livro busca responder a questões centrais sobre a trajetória da humanidade: por que o homem tornou-se agricultor? Como os sistemas agrícolas evoluíram até atingir os picos de produtividade do final do século XX?
Ao retraçar a longa jornada que vai das primeiras domesticações de plantas e animais às múltiplas agriculturas existentes hoje, os autores lançam luz sobre as origens e transformações da atividade agrícola, revelando como ela moldou sociedades e ecossistemas em todas as regiões do planeta.
A obra também lança um olhar crítico sobre a crise da economia mundial contemporânea, apontando suas raízes na imposição de um modelo de concorrência que ignora as particularidades históricas e agrárias de diferentes regiões. Em contraponto, os autores propõem uma estratégia global de valorização da agricultura camponesa, como caminho possível para restaurar equilíbrios econômicos e ambientais.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br