Homenageados do mês de junho: Sartre e Machado de Assis

Notícia
Notícias
terça-feira, 20 de junho de 2023

Jean-Paul Sartre e Machado de Assis

A seção de homenageados do mês de junho abriga dois grandes nomes das letras mundiais: Jean-Paul Sartre e  Machado de Assis. Uma seleção exclusiva de obras dos autores está com 25% de desconto até o dia 30 de junho.

Saiba mais sobre os autores e confira aqui todos os títulos disponíveis.

Machado de Assis

O escritor Machado de Assis é considerado por muitos estudiosos como um dos maiores - senão o maior - nome no panteão da literatura do Brasil. É assinalado como o introdutor do realismo no país. Sua extensa obra constitui-se de dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Suas principais obras - Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899), A mão e a luva (1874) e Quincas Borba (1891) - esta última publicada pela Editora Unesp na Coleção Clássicos da Literatura - fizeram com que o crítico literário estadunidense Harold Bloom considerasse Machado o maior escritor negro de todos os tempos.

Jean-Paul Sartre

O filósofo Jean-Paul Sartre, figura emblemática do intelectual engajado e um dos mais influentes pensadores do século XX, nasceu em 21 de junho de 1905 em Paris, na França. Sua trajetória é caracterizada por uma atitude militante da filosofia, na qual manifestou a sua solidariedade com os acontecimentos mais importantes de seu tempo, considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado. Em 1964, foi premiado pela Academia Sueca com o Nobel de Literatura, que ele no entanto recusa, pois segundo ele nenhum escritor pode ser transformado em instituição. Faleceu em 15 de abril de 1980, em Paris, e seu funeral foi acompanhado por mais de 50 mil pessoas.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br