Inscrições para curso on-line de Produção gráfica editorial ainda podem ser feitas

Unil
Unil
quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Curso on-line ‘A confecção do livro: Produção gráfica editorial’, ministrado por Marcia Signorini, já começou em 9 de novembro, mas interessados podem se inscrever até 23 de novembro e assistir as aulas perdidas até esta data.

Para enfrentar os desafios econômicos da atualidade, a saída de muitos profissionais têm sido ampliar seus conhecimentos práticos e teóricos para obter vantagens competitivas no mercado de trabalho. Uma alternativa viável para quem tem tempo exíguo ou mora longe dos grandes centros urbanos tem sido os cursos de formação à distância. 

Por isso, quem perdeu a chance de fazer a inscrição no início do curso, pode ainda aproveitar a oportunidade de fazer o curso a distância A confecção do livro: Produção gráfica editorial, oferecido pela Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, e ministrado pela arquiteta e produtora gráfica Marcia Signorini. O curso começou em 9 de novembro (uma aula semanal), mas as inscrições podem ser feitas até 23 de novembro, com a disponibilidade de os alunos assistirem as aulas perdidas até esta data. 

O conteúdo, realizado em uma plataforma on-line, estará disponível até 8 fevereiro de 2017, totalizando 39 horas/aula. Entre os dias 22 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro haverá recesso, ou seja, os alunos ainda terão acesso aos conteúdos, mas as atividades como correção de exercícios e plantão de dúvidas só serão retomadas após o recesso. 

Dentre os assuntos abordados, estão a anatomia do livro no processo de produção, suas variáveis e mecanismos de controle, a pré-impressão – texto e imagem; fotografia, ilustração, softwares de editoração eletrônica e tratamento de imagens, fotolitos e provas, sistemas analógico e digital (CTP/DTP). O mecanismo impressão, sistemas, papéis e tintas de impressão, bem como a impressão em baixas tiragens (on demand), também é apresentado. A docente ainda discute o acabamento falando sobre formatos, montagem dos cadernos, colecionamento e encadernação, acabamentos especiais. Por fim, comenta sobre os critérios para avaliação da qualidade do produto e para a escolha de fornecedores de material e serviços gráficos.

O curso é voltado a produtores gráficos, designers de mídia impressa, compradores e vendedores de serviços gráficos, editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de arte, design, arquitetura, comunicação e editoração. O investimento é de R$ 498,00, que podem ser parcelados em até 6 vezes no cartão de crédito.

O curso requer uma dedicação de, ao menos, três horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. Para a aprovação e emissão de certificado, o aluno deve, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas, obtendo nota igual ou superior a sete. Para executar boa parte dos exercícios propostos, é necessário manusear diretamente alguns livros que possuem características específicas abordadas nas aulas.

Sobre a docente - Marcia Signorini é arquiteta, mestre e doutora pela FAU/USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade. Diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial.

A confecção do livro: produção gráfica editorial
Data: 9 de novembro de 2016 a 8 fevereiro de 2017
Carga horária: 39 horas/aula
Inscrições até: 23/11/2016, às 23h30
Investimento: R$ 498,00 em até 6 vezes no cartão de crédito.
Fone da Universidade: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br
Clique aqui para mais informações e inscrições on-line.

*Desistências serão aceitas somente até a aula 2 e devem ser comunicadas via e-mail acima.