Coletânea examina as transformações políticas e econômicas no continente e investiga os desafios que moldam o futuro das relações bilaterais na região
As relações entre os Estados Unidos e a América Latina atravessam, desde o fim da Guerra Fria, um período marcado por avanços econômicos, instabilidades políticas e profundas reconfigurações geopolíticas. Nesse cenário de alternância entre crescimento e crise, o continente assiste ao surgimento de novos atores globais e à ascensão de forças políticas que desafiam os consensos democráticos tradicionais. É nesse contexto que se insere Análise do futuro das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a América Latina, organizado por Silvia Núñez García e Marcos Cordeiro Pires, com tradução de Isabela Dias Benassi, lançamento da Editora Unesp.
Reunindo contribuições de especialistas em política internacional e estudos latino-americanos, o volume examina as transformações recentes que impactam o relacionamento entre Washington e seus principais interlocutores regionais. Partindo do reconhecimento de que os Estados Unidos continuam a desempenhar papel central na configuração política e econômica do continente, os autores investigam as particularidades que caracterizam as relações bilaterais com diferentes países da região.
Os estudos de caso abordam a interação da potência norte-americana com México, Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá, Uruguai e Honduras, especialmente no período que vai da primeira administração de Donald Trump à eleição de Joe Biden em 2020. A coletânea procura compreender como essas relações foram moldadas em um momento de transição política nos Estados Unidos e em meio às mudanças que redesenham o cenário internacional.
Ao analisar os vínculos econômicos, políticos, sociais e culturais que conectam o hemisfério, o livro busca identificar os temas estruturais que atravessam as relações bilaterais na região. Entre eles estão as tensões decorrentes de disputas geopolíticas mais amplas, o impacto das transformações econômicas globais e a crescente presença de novos atores internacionais, como a China, que desafiam a hegemonia histórica norte-americana.
Mesmo diante dessas mudanças, os ensaios reunidos demonstram que os Estados Unidos continuam a ocupar posição estratégica para a América Latina. Ao oferecer uma leitura comparativa e prospectiva das relações hemisféricas, a obra fornece instrumentos analíticos indispensáveis para compreender os dilemas e as possibilidades que se desenham no horizonte político do continente.
Sobre os organizadores
Silvia Núñez García é pesquisadora do Centro de Investigações sobre a América do Norte (UNAM) onde foi diretora (2009-2017). Também dirigiu a sede da UNAM em Los Angeles, Califórnia. É professora da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da mesma universidade, na área de Relações Internacionais. Possui uma vasta produção acadêmica no México, além de artigos ou capítulos publicados nas Américas e na Europa. Em 2019, o Governo do Canadá, por meio de sua Embaixada no México, lhe concedeu o reconhecimento Canadá-México 75 por sua contribuição para o fortalecimento dos laços acadêmicos entre ambas as nações.
Marcos Cordeiro Pires é doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo e livre-docente em economia política internacional pela Unesp. É professor da Unesp, câmpus de Marília, no curso de graduação em Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais "San Tiago Dantas", e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), no qual coordena o Latino Observatory, que estuda os aspectos políticos e culturais da população de origem latino-hispânica nos Estados Unidos.
Título: Análise do futuro das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a América Latina
Organização: Silvia Núñez García; Marcos Cordeiro Pires
Tradução: Isabela Dias Benassi
Número de páginas: 230
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-65-5711-313-4
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br