James Green participa de bate-papo em São Paulo sobre 'Além do carnaval'

Notícia
Notícias
domingo, 26 de junho de 2022

O brasilianista acrescentou um novo capítulo e epílogo, com foco na história do movimento LGBTQIA+ e seus efeitos na sociedade brasileira a partir de 1980  

O brasilianista James Green participa de um bate-papo sobre seu livro Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, que acaba de ganhar edição revista e ampliada. O evento será presencial, na Livraria Megafauna, localizada no Edifício Copan, Centro Histórico de São Paulo, no dia 2 de julho (sábado), às 11h.

Ao lado de Green, participam também do bate-papo o professor de Direito da Unifesp Renan Quinalha e as ativistas Marisa Fernandes e Symmy Larrat.

Confira mais informações sobre os participantes e a obra a seguir.

Participantes

James Naylor Green é professor de História Moderna da América Latina e foi diretor da Iniciativa Brasil na Brown University, EUA. Especialista em estudos latino-americanos, Green é brasilianista, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBTQIA+.  

Renan Quinalha é professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.

Marisa Fernandes é mestre em História Social, lésbica e ativista LGBTQIA+, protagonizou diversas ações e colaborou diretamente com a luta contra o preconceito, a discriminação e por visibilidade lésbica e feminista. Integrou organizações como o Grupo Somos de Afirmação Homossexual, a Fação Lésbico Feminista (LF) e o Grupo de Ação Lésbico Feminista (GALF).

Symmy Larrat é coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra LGBT da Bahia e presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), foi a primeira transexual a ocupar a função de coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no governo de Dilma Rousseff, e coordenou o programa "Transcidadania", na gestão Fernando Haddad, em São Paulo.

Sobre o livro

Obra pioneira, Além do carnaval examina a realidade social e cultural da homossexualidade masculina no Brasil ao longo do século XX. James Green questiona a visão estereotipada de que a expressão desinibida e licenciosa do comportamento homossexual durante o carnaval comprova a asserção de que a sociedade brasileira tolera a homossexualidade e a bissexualidade na vida cotidiana. Sustentado por ampla pesquisa e sólida erudição, esta obra traz uma contribuição inestimável a uma área negligenciada da história social brasileira. Esta terceira edição, revista e ampliada, atualiza e aprofunda as análises das edições anteriores, cobrindo as últimas décadas do século XX, pródigas em lutas, conquistas, mas ainda repletas de desafios.

Serviço - Bate-papo e lançamento do livro Além do carnaval - 3ª edição

Data: 2 de julho (sábado)
Horário: 11h
Local: Livraria Megafauna
Endereço: Edifício Copan, Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01046-010.
Próximo à Estação República (Linha Vermelha - Metrô/Linha Amarela - Via 4)

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br