Diretor-presidente e publisher da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre
(Foto: Jade Scarlato/Divulgação)
O diretor-presidente e publisher da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, concedeu entrevista ao podcast Prato do Dia, para avaliar as perspectivas do mercado do livro em 2023.
"Em entrevista ao professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto e à fotógrafa Martha Martins de Morais, integrantes da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp (ACI Unesp), Gutierre explica que a pandemia e o isolamento social impactaram o setor livreiro", registra a reportagem.
"No início de 2020, diz, houve grande queda na venda de exemplares puxada pelo fechamento de livrarias. Pouco depois, paralelamente à retomada do comércio eletrônico, registrou-se um crescimento na comercialização de livros, que chegou ao auge em 2021. Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o setor chegou ao final do segundo ano de pandemia com 55 milhões de exemplares vendidos e um faturamento superior a R$ 2 bilhões, patamar recorde. Para Gutierre, em 2023, ainda pode haver aumento nas vendas, mas o patamar alcançado em 2021 não deverá ser atingido."
Ouça o podcast na íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br