Jézio Gutierre é recebido no Ministério da Cultura

Notícia
Notícias
quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Andressa Marques, Fabiano Piuba, Jézio Gutierre e Jéferson Assumção
(Foto: Reprodução/Instagram)

O diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp (FEU) e presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), Jézio Hernani Bomfim Gutierre, foi recebido no Ministério da Cultura pelo secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piuba. O encontro ocorreu na quarta-feira, 20 de setembro, na sede do órgão, em Brasília.

"Na pauta, diálogos importantes sobre as pautas do livro", anotou Piuba. "Logo de início, o presidente Gutierre colocou a Abeu à disposição do Ministério para colaborar e participar dos debates em torno da reconstrução das políticas. Tratamos também sobre a disseminação da Associação e dos seus 125 associados e um debate sobre a pauta da redução do preço do livro, que passa por mecanismos distintos, entre eles o Preço Comum do Livro e outros, e o fortalecimento da cadeia produtora do livro."

O secretário destacou o papel da Abeu, "uma instituição muito importante no campo do mercado editorial, sobretudo no campo da produção acadêmica" e "que tem uma larga história e sempre colaborou com o MinC nas políticas do Livro e Leitura, em especial, no Plano Nacional do Livro e Leitura".

Participaram também da reunião a coordenadora-geral/CGLIL/DLLLB, Andressa Marques, e o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, Jéferson Assumção.

Ainda em Brasília, Gutierre participou da mesa de abertura da Primeira Festa do Livro da UnB. Durante sua fala, destacou a importância do livro e os desafios enfrentados pela cadeia produtiva no país. "O livro é um elemento fundamental para construção da cidadania, que enriquece o indivíduo", pontuou o diretor-presidente da FEU. "Mesmo assim, ainda é algo elitista no nosso país, é impressionante como países próximos a nós, como a Colômbia, tenham 3,5 vezes mais nível de leitura e leitores do que o Brasil. Para crescermos como potência mundial, precisamos da democratização da leitura.”

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br