Aulas vão de 23 de janeiro a 5 de março de 2024
Em um mercado editorial cada vez mais competitivo, com e-books, grandes editoras, grandes tiragens, muitas pessoas que gostariam de abrir sua própria editora ainda têm dúvida se devem ou não assumir esse desafio. Pensando nisso, a Universidade do Livro oferece a formação a distância Como montar e manter uma editora independente. O objetivo é analisar as oportunidades e as dificuldades de funcionamento de uma editora, mostrando seu papel dentro do mercado editorial.
Ao longo de seis aulas, que vão de 23 de janeiro a 5 de março de 2024, o editor executivo e mestre em Letras Jiro Takahashi ministra o conteúdo que permite ao aluno conhecer o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.) e o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo.
São levantadas questões a respeito do espaço que este tipo de empreendimento ocupa no mercado editorial, as oportunidades e riscos gerais, os cuidados editoriais, mercadológicos, legais e administrativos para a montagem de uma pequena editora, as particularidades de funcionamento e os desafios pessoais e empresariais no mundo atual.
O investimento é de R$ 333 (valor único, com desconto), em até seis parcelas de R$ 55,50 no cartão de crédito ou à vista pelo Pix até dia 23 de janeiro ou no boleto até 16 de janeiro.
As aulas são destinadas a editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados e totalizam 21 horas.
Sobre o docente
Jiro Takahashi atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e do MBA em Book Publishing. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de Letras da FAM.
Confira a seguir o vídeo de apresentação do curso.
https://www.youtube.com/watch?v=4E90x1ieNgY
Como montar e manter uma editora independente
Data: 23 de janeiro a 5 de março de 2024
Carga horária: 21 horas
Investimento: R$ 333 (valor único, com desconto), em até seis parcelas de R$ 55,50 no cartão de crédito ou à vista pelo Pix até dia 23 de janeiro ou no boleto até 16 de janeiro
Clique aqui para informações e inscrições on-line.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br