John A. Matthews e David T. Herbert desdobram elementos fundamentais da geografia

Notícia
Notícias
segunda-feira, 21 de junho de 2021

Ao longo da obra, pesquisadores buscam responder o que é esta disciplina, identificar como os geógrafos trabalham, além de determinar por que o campo é importante e para onde aponta seu futuro

Se um participante em um programa de TV de perguntas e respostas escolher a categoria geografia, certamente irá deparar com diferentes questões envolvendo diversos países no mundo, os rios, as montanhas e as capitais, e a sua localização nos mapas. No entanto, a geografia é muito mais complexa do que o que se cristalizou no senso comum. Com objetivo de resgatar os fundamentos desta disciplina, John A. Matthews e David T. Herbert trazem a lume Geografia: uma brevíssima introdução, lançamento da Editora Unesp.

“O objetivo deste livro é proporcionar um relato sucinto e vivo, mas qualificado, da natureza da geografia como um campo de estudo. Para a maioria das pessoas, o termo ‘geografia’ tem um significado instantâneo, mas simplificado demais”, anotam. “Seus assuntos são extremamente variados, seus conceitos são muitos e bem desenvolvidos, e suas metodologias são rigorosas. A geografia percorreu um longo caminho desde as simples descrições de lugares e relevos, e é a sua face moderna que precisamos retratar. Uma instância que desejamos enfatizar é a centralidade da geografia para muitos dos grandes problemas que afligem o mundo moderno.”

Ao longo de seus seis capítulos, os autores procuram responder a quatro perguntas básicas: o que é geografia? Como os geógrafos trabalham? Por que a geografia é importante? Para onde está indo a disciplina de geografia? “A geografia sempre foi dividida em duas partes, a física e a humana”, pontuam. Como sabemos, os geógrafos físicos estudam a superfície da Terra como uma entidade física com seus relevos, cobertura vegetal, solos, variação climática etc. Já os geógrafos humanos preocupam-se com as formas pelas quais as pessoas ocupam a superfície da Terra, seus movimentos e ocupações, e suas percepções e o uso da terra, dos recursos e do espaço. “Externamente a essa dualidade, emerge uma das forças da geografia: sua capacidade para agir como uma ponte entre a natureza e a sociedade”, acentuam. “Vamos descrever o ‘Experimento Geográfico’ original que se baseou nessa sinergia entre a natureza e a cultura, reconhecido como a posição singular da geografia entre as ciências e as humanidades.”

Passando por temas como os desafios da urbanização e os problemas gerados pelo uso de combustíveis fósseis e tocando questões candentes como as complexidades relacionadas às migrações, conflitos étnicos e aquecimento global, o livro apresenta um quadro amplo do estado atual da geografia, seus temas, conceitos e métodos, o modo como se desenvolveu, seus pontos fortes e seus tópicos controversos.

Sobre os autores 

John A. Matthews é professor de geografia física na School of the Environment and Society da University of Wales, Swansea. Ele liderou 36 expedições ao sul da Noruega, pelas quais recebeu o Ness Award da Royal Geographical Society. Entre suas obras destacam-se The Encyclopaedic Dictionary of Environmental Change e, com David T. Herbert, Unifying Geography: Common Heritage, Shared Future.

David T. Herbert é professor emérito de geografia na Swansea University e também Honorary Fellow da mesma universidade. Atuou em boa parte dos principais comitês da geografia britânica, como The Economic and Social Research Council (ESRC), The Royal Geographical Society (with IBG) (RGSIBG) e o Research Assessment Panel.

Assista ao booktrailer: 

https://www.youtube.com/watch?v=jySfRzp0_x0

Título: Geografia: uma brevíssima introdução
Autores: John A. Matthews e David T. Herbert
Tradução: Rachel Meneguello
Número de páginas: 250
Formato: 13.7 x 21 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-65-5711-018-8

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br