John B. Thompson: O impacto da revolução digital no mercado editorial

Notícia
Notícias
segunda-feira, 24 de julho de 2023

John B. Thompson

Um dos maiores expoentes mundiais sobre a influência da mídia e da ideologia na formação das sociedades modernas, e especialista em mercado editorial, autor dos livros Mercadores da cultura e As guerras do livro, publicados no Brasil pela Editora Unesp, John B. Thompson vai ministrar o curso O impacto da revolução digital no mercado editorial exclusivamente pela Universidade do Livro.

Serão quatro encontros on-line (com tradução simultânea) com o professor-emérito da Universidade de Cambridge, de 8 a 11 de agosto, das 10h às 12h, para apresentar aos interessados no mercado editorial (iniciantes e profissionais) os mais relevantes aspectos desta indústria cultural.

Caso o participante perca alguma aula ao vivo, ainda poderá assistir na plataforma até o dia 9 de setembro de 2023. 

Programa

Aula 1 – O setor livreiro: uma abordagem histórico-social

- A pluralidade dos segmentos editoriais
- A lógica das publicações comerciais anglo-americanas
- O impacto da revolução digital no mercado editorial e o medo da ruptura radical  

Aula 2 – A reinvenção dos livros

- A ascensão hesitante do livro eletrônico
- Mini e-books, livros como aplicativos e outras experiências no formato
- A ascensão dos audiolivros  

Aula 3 – Novos caminhos para a publicação

- A explosão da autopublicação
- O financiamento coletivo de livros
- Narração de histórias nas mídias sociais: o caso Wattpad  

Aula 4 – A revolução do varejo e o papel dos leitores

- A ascensão da Amazon
- A batalha pela visibilidade
- Redescobrindo os leitores
- O futuro do mercado livreiro em uma era digital  

Mais informações e inscrições no site da Universidade do Livro.

Fale com a Unil

Telefones: + 55 11 3242-9555 / 3242-7171 (ramais 502 e 503)
E-mail: unil@unesp.br

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br