Listão da Quatro cinco um indica dois títulos no prelo

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O listão da edição de agosto da revista Quatro Cinco Um destacou dois títulos que serão publicados pela Editora Unesp ainda no segundo semestre de 2020. 

Na categoria Direito:

Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia
Jürgen Habermas | Tradução e apresentação Felipe Gonçalves Silva e Rúrion Melo | 734 páginas | Preço a definir

Publicado após a queda do Muro de Berlim, o livro (que prega uma “democracia radical”) discute a tensão entre a “força impositiva de coerções externas” sobre nossas ações e a “força vinculante de convicções motivadas racionalmente”, em que o direito surge simultaneamente como lei da coerção e lei da liberdade. Mostra como o direito é responsável pela integração social entre o mundo da vida e os sistemas sociais, pois eles levam os cidadãos a usar a racionalidade estratégica em seu comportamento: os indivíduos obedecem à lei tanto por estarem convencidos subjetivamente de sua legitimidade quanto pelo temor das punições que sofreriam caso decidissem transgredir as normas.

Na categoria Ciências Sociais:

A Aliança para o Progresso e o governo João Goulart (1961-1964)
Felipe Pereira Loureiro | 208 páginas | Preço a definir

Ajuda econômica norte-americana a estados brasileiros e a desestabilização da democracia no Brasil pós-guerra. Mostra como os Estados Unidos financiaram economicamente os governadores que faziam oposição a Jango (principalmente Carlos Lacerda, que recebia 41% das verbas, mas também Magalhães Pinto, Adhemar de Barros, Ney Braga, Ildo Meneghetti, Cid Sampaio) no grande esforço para derrubar seu governo.

Confira abaixo a publicação e a lista completa aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br