Gerente da Livraria Unesp, Maria Antonia Pavan de Santa Cruz
(Foto: Fabio Mazzitelli/ACI Unesp)
O Jornal da Unesp trouxe a trajetória de Maria Antonia Pavan de Santa Cruz, gerente da Livraria Unesp e livreira de longa data. Sua história se confunde com o legado da Duas Cidades, livraria e editora que alcançou o sucesso apostando em ajudar o leitor brasileiro a refletir sobre as principais questões nacionais e civilizacionais de seu tempo, e se consolidou como ponto de encontro de intelectuais de todos os matizes nos anos 1970.
"Maria Antonia Pavan de Santa Cruz, de 76 anos, é funcionária da Fundação Editora Unesp há mais de uma década. Atualmente, está na gerência da loja física da editora, um dos pontos culturais de referência da região central paulistana", escreve Fabio Mazzitelli. "Em sua memória, mais do que o mapa da livraria em que trabalha, está boa parte das lembranças de uma das iniciativas mais bem-sucedidas do mercado livreiro da história do Brasil, a Livraria Duas Cidades, que por décadas foi o ponto de encontro de intelectuais no período em que a cidade de São Paulo se consolidava como metrópole cosmopolita e protagonista da cena econômica e política do país. Recentemente, a Duas Cidades ressurgiu nas telas, reproduzida como cenário de um dos ambientes onde transcorre Marighella, filme dirigido por Wagner Moura lançado no final de 2021 e que começou a ser exibido como minissérie na Rede Globo nesta semana."
Leia o perfil da íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.