Livro da Editora Unesp vence o prêmio de melhor obra científica de Ciências Sociais

Notícia
Notícias
sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Premiação foi outorgada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entidade que reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais e sociologia, de todo o Brasil.

Livro da Editora Unesp vence o prêmio de melhor obra científica de Ciências Sociais

O livro Democracia e representação: territórios em disputa, de Luis Felipe Miguel, lançado no ano passado pela Editora Unesp, foi o vencedor do Prêmio Anpocs 2015, na categoria Obra Científica de Ciências Sociais, atribuído pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).  

A premiação ocorreu durante o 39º Encontro Anual da entidade, realizado entre os dias 26 e 30 de outubro, em Caxambu (MG). 

A obra vencedora discute um tema absolutamente atual: a democracia representativa. Veja detalhes sobre o livro a seguir.

Democracia e representação: territórios em disputa


Único regime aceito pelas populações dos países ocidentais e rótulo para os mais diversos sistemas de governo ao redor do planeta, a moderna democracia representativa está longe de entregar o que promete em teoria: o poder ao povo.

Nesta obra, Luis Felipe Miguel mostra que na prática ocorre uma inversão: “No caso da representação política democrática, a primeira questão que se coloca é: quem é o objeto ausente? A resposta que logo vem à mente é: o povo.”

Povo, avalia o autor, é uma categoria política que reúne as pessoas submetidas a um governo. Por isso, povo e governo estão em oposição, são antípodas na relação de dominação política própria das mais diversas sociedades humanas: “Um ‘governo do povo’ é, assim, uma contradição em termos”.

Miguel elenca os problemas da democracia e aponta os desafios para seu aprofundamento, lembrando que o fracasso dos projetos alternativos (os regimes socialistas autoritários) e a aparente desistência de superar o capitalismo não justificam ignorar tais imperfeições. Os desafios, porém, são muitos e ameaçam até uma eventual democracia direta. Já quando existe necessidade de representação política as dificuldades agigantam-se.

O autor analisa os problemas fundamentais da democracia representativa, propondo novos caminhos para superar suas limitações.

Sobre o autor - Luis Felipe Miguel é professor titular do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê). Publicou, pela Editora Unesp, Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia (2011, em coautoria com Flávia Biroli).

TítuloDemocracia e representação: territórios em disputa
Autor: Luis Felipe Miguel
Número de páginas: 332
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-393-0500-1