Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, emerge das sombras da história para ocupar o lugar que lhe cabe na construção de São Paulo colonial
No dia 19 de novembro, às 18h, o pesquisador Luis Gustavo Reis realiza a palestra "Tebas, escravidão e autonomia na São Paulo colonial" na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no câmpus de Guarulhos. O encontro será na Sala da Congregação do Lapha.
O evento abordará a trajetória de Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido como Tebas, figura central na história colonial paulistana, destacando sua luta por autonomia em um contexto de escravidão.
Interessados podem garantir sua vaga aqui gratuitamente.
Sobre o autor
Luis Gustavo Reis é graduado em História pela Universidade de São Paulo, mestre em História Social pela Universidade Federal de São Paulo e pesquisador do Laboratório de Pesquisa de História das Américas (Lapha-Unifesp).
Sobre o livro
Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, emerge das sombras da história para ocupar o lugar que lhe cabe na construção de São Paulo colonial. Nascido em cativeiro, filho de mãe escravizada e pai incógnito, sua vida se entrelaça com as complexas teias de uma sociedade escravocrata, mas também revela a força e o talento de um homem que superou as amarras da opressão.
Serviço - Palestra: Tebas, escravidão e autonomia na São Paulo colonial
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 18h
Local: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Endereço: Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP
Inscrições: Clique aqui
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br