Diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, e jurista Wálter Fanganiello Maierovitch após receberem a estatueta do Jabuti
(Foto: Maria Comuniqueira)
O livro Máfia, poder e antimáfia: um olhar pessoal sobre uma longa e sangrenta história, do jurista Wálter Fanganiello Maierovitch, conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Sociais da 64ª edição do Prêmio Jabuti. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de 24 de novembro, no Theatro Municipal de São Paulo (assista à íntegra aqui).
À época da indicação, ele anotou que seu objetivo, "depois de décadas de estudos e vivência prática, era mostrar o fenômeno da criminalidade organizada e alertar a respeito do seu poder de se infiltrar no poder, difundir o medo e manter controles territorial e social, também a transnacionalidade, o poder corruptor e o quanto afeta o estado democrático, as liberdades individuais e públicas."
Confira a lista completa de vencedores no site oficial do evento.
Há mais de cem anos, a violência gerada pela ação do crime organizado deixa seu rastro de sangue pelo mundo. A máfia siciliana, a chamada Cosa Nostra, além de expandir seus negócios pelo mundo, fez escola: novas organizações criminosas, algumas delas transnacionais, tomaram corpo durante o século XX. Ousadas, elas aterrorizam regiões inteiras e a cada ano incrementam suas práticas, buscando escapar à vigilância e ampliar seus lucros. Com ramificações em todas as esferas da sociedade, inclusive na política, tornam-se muito difíceis de derrotar. Como fazer frente a esse fenômeno? Fruto de décadas de vivência do autor, que sempre esteve debruçado e atuando sobre o tema, este livro oferece ao leitor um precioso testemunho sobre o universo obscuro do crime organizado, mas também sobre o vigor daqueles que trabalham e se arriscam para enfraquecer e, esperançosamente, derrotar essas organizações.
Veja o booktrailer do livro:
https://www.youtube.com/watch?v=zAjutN_O3EE
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.