Em cerimônia realizada na noite de 30 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) promoveu a entrega dos Jabuti aos três vencedores de cada uma das 29 categorias concorrentes. Mário Luiz Frungillo ganhou o primeiro lugar pela tradução de Conversações com Goethe nos Últimos Anos de Sua Vida: 1823-1832, de Johann Peter Eckermann.
Nietzsche considerava este livro o melhor já escrito em alemão. Walter Benjamin, um dos maiores livros de prosa de todo o século XIX. Resultado das zelosas anotações diárias e de argutas observações de seu secretário particular Eckermann, Conversações definiu a imagem de Goethe para a posteridade. A imersão no cotidiano do grande poeta em seus últimos nove anos de vida possibilita conhecer melhor tanto o literato quanto a sua época. Entre comentários sobre assuntos variados – literatura, pintura, música, teatro, filosofia, ciências, religião, política –, surgem as frases que se tornariam referências para toda a cultura ocidental.
"Fico muito feliz em receber esse prêmio com o livro, que é o reconhecimento de nosso trabalho para preencher uma lacuna em nossas estantes", disse Frungillo na ocasião.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, "só posso dizer que, no caso específico do livro vencedor e que estreou a série Goethe, organizada pelo Mário Frungillo, o prêmio enobrece tanto o nosso catálogo como o catálogo dos clássicos nacionais. Pretendemos com esta série fazer algo que jamais foi feito em língua portuguesa. Isso não apenas é confirmado com o prêmio, mas por ele estimulado, para que continuemos nesta empreitada, que vai trazer para a Editora Unesp um novo patamar de excelência na área de traduções".
Os vencedores das 29 categorias foram escolhidos entre as 2.346 obras inscritas, por júris especialistas de cada categoria. A lista completa dos ganhadores está disponível no site: www.premiojabuti.com.br
Confira aqui o álbum com as fotos do evento e assista ao vídeo da entrega.
https://www.youtube.com/watch?v=VLBS-iQFcr8