O historiador Manolo Florentino, autor do livro Em costas negras: uma história de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX), ministra palestra homônima em 30 de abril, das 15h às 18h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Na ocasião, o autor irá abordar aspectos de seu livro, considerado de grande importância para a historiografia brasileira. Resultado de uma pesquisa sobre o tráfico atlântico de escravos, a obra retoma a perspectiva econômica e social para entender os complexos processos históricos brasileiros e atlânticos.
Utilizando-se de vasta fonte documental – como listagens dos navios negreiros, testamentos e registros eclesiásticos –, Manolo Florentino propõe uma instigante análise do tráfico de africanos para o Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX, oferecendo novos elementos para compreender a migração compulsória que, por mais de três séculos, representou uma das bases da formação histórica do Brasil.
O evento é gratuito. Para participar, basta se inscrever no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestra “Em costas negras”, com Manolo Florentino
Inscrições gratuitas: clique aqui
Data: Sábado, 30 de abril, das 15h às 18h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo.