Marília Chaves desvenda o trabalho do ghostwriter em aulas on-line e ao vivo

Notícia
Notícias
segunda-feira, 18 de dezembro de 2023


Curso oferece teoria e referências necessárias para se iniciar na profissão de ghostwriter

O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita: ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. É o que a editora Marília Chaves pretende mostrar em O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado. As aulas on-line e ao vivo acontecem de 16 a 19 de janeiro de 2024, das 19h30 às 21h30, e passam pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Os alunos já produzem três textos para dar início a seus portfólios.

Dentre os objetivos, estão: capacitar profissionais de texto para o trabalho de ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral; estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras; identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos; exercitar a estruturação de conteúdo e a criação de manual de voz para marcas e empresas; criar propostas e avaliar contratos; explorar as possibilidades de escrever tanto para pessoas quanto para instituições, grupos e projetos.

O programa completo aborda os seguintes tópicos:

  • O que faz um ghostwriter?
  • Ghostwriter X Autoria
  • O mercado da escrita
  • Soft skills e hard skills do ghostwriter
  • Panorama do mercado de ghostwriting
  • Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
  • A voz: como entender a lógica do autor ou biografado e reproduzir seu estilo
  • Como conduzir a entrevista
  • Como lapidar o conteúdo do autor
  • Pesquisa e checagem de fontes
  • Como criar, adaptar e encontrar cases
  • Formatos mais fortes: como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
    - Biografia e perfil
    - Autoajuda
    - Negócios
    - Conteúdo institucional
    - Entretenimento
    - Livro-reportagem
    - Depoimento e memória
  • Como estruturar um texto de não ficção
  • Como estruturar uma biografia
  • Como estruturar um manual de voz para marcas/instituições
  • Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
  • O que fazer quando o autor não tem material suficiente
  • Como administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
  • Como montar uma proposta e pontos de atenção do contrato de ghostwriting
  • Os erros mais comuns do texto
  • Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

O investimento é de R$ 303 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 101 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 16 de janeiro ou no boleto para pagamento até as 15h de 9 de janeiro.

Sobre a docente

Formada em Editoração pela ECA/USP e com pós-graduação em Publishing pela NYU, Marília Chaves é editora e ghostwriter com mais de 15 anos de mercado, tendo passado por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. Escreveu para marcas como o Instituto Avon, DASA, Intimus, Unilever e XP Inc. No mercado audiovisual foi assistente de roteiro na série Bugados (Gloob), Coordenadora de roteiro do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT), creative writer da Netflix Brasil e story producer da série Aeroporto – Área restrita (Discovery/HBO).

O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado | on-line ao vivo

Data: 16 a 19 de janeiro de 2024 - das 19h30 às 21h30
Carga horária: 8 horas
Investimento: R$ 303 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 101 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 16 de janeiro ou no boleto para pagamento até as 15h de 9 de janeiro
E-mail: unil@unesp.br 

Clique aqui para informações e inscrições on-line.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br