Mary Del Priore lança livro e fala sobre seu processo de escrita na série Encontro com os escritores

Notícia
Notícias
quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A historiadora Mary Del Priore foi a convidada na noite de quarta-feira, 29 de novembro, de mais uma edição da série Encontro com os escritores, promovida gratuitamente pela Universidade do Livro, em comemoração aos 30 anos da Editora Unesp. O evento foi mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Na ocasião, a autora autografou seu mais recente título lançado pela Editora Unesp e organizado em parceria com Angélica Müller História dos crimes e da violência no Brasil, disponível na próxima semana nas livrarias. Nesta obra, autores de diversas áreas buscam compreender os mecanismos que colocam em marcha no país a violência em suas variadas manifestações, como os crimes de intolerância religiosa, a corrupção, a violência contra a mulher, os crimes digitais e a situação das prisões brasileiras. 

Doutora em História pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996), Mary Del Priore é autora de mais 35 livros de História. Pela Editora Unesp publicou os livros: História do corpo no Brasil, organizado em parceria com Marcia Amantino; História do esporte no Brasil, organizado em parceria com Victor Andrade de Melo; A presença dos mitos em nossas vidasHistória dos homens no Brasil, organizado em parceria com Marcia Amantino e Ao sul do corpo - 2ª edição

"Ela é considerada uma das historiadoras de maior destaque no Brasil exatamente por unir em seus livros pesquisas históricas riquíssimas, mas em uma narrativa de fácil entendimento para o leitor não especializado", afirma o mediador Manuel da Costa Pinto. 

Apaixonada pelas palavras e dona de uma coleção de dicionários em sua biblioteca, Mary Del Priore se considera acima de tudo uma amante da literatura. "Um escritor nunca senta sozinho em frente a uma folha em branco para escrever. Ele leva consigo todas as obras que já leu, traz todas as histórias em sua memória", acrescenta a historiadora. 

Autora de livros que abordam diversos aspectos da História, como o Brasil Império e as questões que envolvem a relação do brasileiro perante ao corpo e a sexualidade, Mary falou sobre seu processo de escrita. "Minha preocupação foi sempre transportar o leitor pra a realidade sobre a qual eu estava escrevendo. Fazer ele vivenciar o cheiro das panelas, compreender como as pessoas se comunicavam em uma época, como eram os sons nas ruas. Se escrevo sobre o século XIX, preciso levar meu leitor a esse período". 

Confira aqui as fotos do evento e assista abaixo à entrevista com a historiadora: 

https://www.youtube.com/watch?v=vDki7WKpHPU

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp