Pesquisadores Natalia Pasternak e Carlos Orsi abrem V Feira do Livro da Unesp
Levar o conhecimento acadêmico para o público em geral é um dos desafios atuais da comunicação da ciência. Nem sempre é uma tarefa fácil. Para comentar sobre os desafios da divulgação da ciência, os pesquisadores Natália Pasternak e Carlos Orsi realizam a conferência de abertura da V Feira do Livro da Unesp: Comunicação da ciência e combate à desinformação: O livro e a cultura livreira como instrumentos da comunicação científica.
O evento acontece dia 12 de abril, às 10h, com transmissão gratuita pelo canal da Editora Unesp no YouTube e por sua página no Facebook.
Pasternak e Orsi já trabalham há bastante tempo com comunicação da ciência e ganharam mais visibilidade durante a pandemia de Covid-19 - atuando intensamente no combate à desinformação. Na mesa-redonda, eles discutem sobre a experiência de combate às notícias falsas e a importância do livro na difusão do conhecimento científico e acadêmico.
Natalia Pasternak é doutora em microbiologia pela USP, escritora e presidente do Instituto Questão de Ciência. Atua como professora e pesquisadora na Fundação Getulio Vargas, na escola de Administração Pública, e na Universidade de Columbia (EUA), no Departamento de Ciência e Sociedade e na Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas (SIPA). É colunista do jornal O Globo, da revista The Skeptic (Reino Unido), do portal Medscape, e autora do livro Ciência no cotidiano, ganhador do prêmio Jabuti de melhor livro de ciência (2021), e do Contra a Realidade (finalista na mesma categoria em 2022). Em 2020, tornou-se membro do Committee for Skeptical Inquiry e recebeu o prêmio internacional de promoção do ceticismo “The Ockham Award” (Navalha de Ockham). Em 2020 e 2021, recebeu o “Brasileiros do Ano”(revista IstoÉ), na categoria Ciência, além de ter sido indicada como “Personalidade do Ano” pelo jornal O Globo. Em 2022, foi agraciada com o prêmio Amelia Imperio Hamburger para mulheres na ciência, oferecido pela Câmara dos Deputados, e o prêmio internacional Robert P. Balles, pela promoção de pensamento crítico e científico, oferecido pelo Center for Inquiry (EUA).
Carlos Orsi é jornalista e escritor, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto Questão de Ciência. Jornalista formado pela ECA-USP, é autor das obras de divulgação científica Livro dos milagres, Pura picaretagem, Livro da astrologia e, em coautoria com Natalia Pasternak, Ciência no cotidiano, ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro de ciência em 2021. Integrante da equipe que implantou, na década de 90, a produção de conteúdo exclusivo para internet no Grupo Estado, criou, em 1997, a seção online de divulgação científica “Ano 2000”, iniciativa pioneira no Brasil. Foi repórter especial e colunista do Jornal da Unicamp, onde manteve a coluna “Telescópio”. Foi repórter especial e colunista da revista Galileu, onde manteve a coluna “Olhar Cético”, tratando de pseudociências e da análise de temas polêmicos sob uma ótica científica. Também é colunista na revista The Skeptic (Reino Unido), e autor de artigos para Skeptical Inquirer e Nautilus (EUA).
Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador pós-doutor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, professor visitante na Niigata University (Japão) e na Aarhus University (Dinamarca). Atualmente é assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor do Instituto de Física Teórica (IFT), diretor científico do Instituto Questão de Ciência, membro do Conselho Editorial da Revista Questão de Ciência e membro do Comitê Consultivo do Projeto SciELO Livros. Foi diretor do IFT de 2017 a 2021. Trabalha na área de física quântica de poucos corpos (núcleos exóticos e condensados atômicos).
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br