Ministro Luís Roberto Barroso recomenda 'Imperador Cidadão'

Notícia
Notícias
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, indicou a leitura de Imperador cidadão: E a construção do Brasil, de Roderick J. Barman, à consulta feita pelo PublishNews

Figura basilar para a consolidação do Brasil como Estado nacional, D. Pedro II é retratado nesta obra não apenas a partir de suas intervenções políticas e públicas, sempre cuidadosamente pensadas, mas também desde sua intimidade, seus anseios e suas frustrações. Munido de uma vasta documentação, o historiador brasilianista Roderick J. Barman nos oferece novas interpretações para a reservada personalidade do monarca.

"Terminei de ler, com prazer e proveito, Imperador cidadão (Editora Unesp/Imprensa Oficial de SP), de Roderick J. Barman, uma excelente e bem documentada biografia de D. Pedro II, tendo por pano de fundo a política do segundo império. Pedro II foi um homem que dedicou a vida ao Brasil, um humanista culto e patriota. A escravização, naturalmente, é uma mancha na nossa história, mas ele não tinha escravos e se empenhou por aboli-la. A vinda da República era inevitável, mas impossível não reconhecer que trocamos uma monarquia constitucional por um período de quebra da legalidade institucional e autoritarismo, com os Marechais Deodoro e Floriano." Leia aqui a matéria na íntegra.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br