Mudança de papel

Notícia
Notícias
quinta-feira, 4 de agosto de 2022


(foto: Freepik)

Nossos leitores – acostumados com o elevado padrão de qualidade gráfica de nossos livros – provavelmente irão estranhar o papel utilizado na impressão das obras lançadas a partir de julho deste ano.

O papel que marca nossas publicações sempre foi o tradicional papel pólen soft, escolhido por sua tonalidade off-white (coloração levemente amarelada), que reflete menos luz, proporcionando uma leitura agradável, e confere ao material uma apresentação mais sofisticada. Mas este papel deixou de ser fabricado, sendo substituído pelo pólen natural, lançado na Bienal do Livro de São Paulo.

Importante destacar que os livros que estavam em gráfica já foram impressos no novo papel, pois não havia mais disponibilidade no mercado do pólen habitual. Essa alteração certamente terá um impacto especialmente nas coleções, que sofrerão mudança em seu projeto gráfico à revelia da editora.

Não se trata, pois, de substituição por papel de qualidade inferior, uma vez que o pólen natural apresenta o mesmo custo que o pólen soft. Ainda que o novo papel registre características de sustentabilidade, o que é louvável, difere do padrão visual que distingue nossas publicações.

Contamos com a compreensão de nossos leitores nesse momento em que as mudanças no mercado gráfico afetam diretamente nossas atividades. Não mediremos esforços para garantir a qualidade de nossos livros, buscando alternativas viáveis. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br