Mundo editorial se despede de José Xavier Cortez, fundador da Editora Cortez

Notícia
Notícias
sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Editor José Xavier Cortez (Foto: Reprodução/Editora Cortez)

O mundo editorial se despede de José Xavier Cortez, fundador da Editora Cortez, que faleceu aos 84 anos vítima de câncer, nesta noite.

"Cortez, como carinhosamente as pessoas o chamavam, saiu aos 17 anos do sertão nordestino, tornou-se em 1966 aluno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, começando assim sua exitosa carreira no mercado editorial como livreiro e editor. Sabemos o quanto análises e pesquisas na Educação Brasileira foram extensa e intensamente alicerçadas por José Xavier Cortez", informa a nota divulgada pela Editora Cortez. "Seu empenho transformou em livro ideias fundamentais para que a Educação fosse sonhada como instância de superação das desigualdades e de defesa da democracia. Seu compromisso garantiu que autores expressivos mantivessem contato com o “chão da escola” e que professores e professoras pudessem receber formação crítica, sempre atual e emancipadora. Seu encantamento com a leitura fez com que todo o livro do catálogo Cortez fosse reconhecido como referência, e seu agir comprometido fez com que esse catálogo se transformasse numa espécie de manifesto por uma vida coletiva mais digna."

A Fundação Editora da Unesp lamenta profundamente o falecimento do Cortez e estende a solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores da Editora Cortez. 

Leia a nota de falecimento na íntegra aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br