Nova impressão de 'Elogio da serenidade', de Norberto Bobbio

Notícia
Notícias
quinta-feira, 1 de junho de 2017

A abrangência dos estudos do intelectual italiano Norberto Bobbio contempla a filosofia do direito, a ética, a filosofia política e a história das ideias. Nos textos reunidos em Elogio da serenidade - 2ª edição, que estava esgotado e acaba de receber nova impressão, essas temáticas se entrelaçam, especialmente no primeiro texto do volume, voltado para a análise da serenidade. Escrito para uma conferência em 1983, o ensaio trata dessa virtude, analisada do prisma do rico diálogo entre a moral, o direito e a política. 

Esse raciocínio interdisciplinar também se faz presente nos outros dez textos da obra, todos permeados pela discussão de dois conceitos muito caros ao pensador italiano, a ética e a democracia. Assim, o preconceito, de modo geral, e o racismo, especificamente, são analisados. Neste contexto, o autor mostra por que afirmações como "todos os homens são iguais" e "todos são diversos" são igualmente falaciosas. A solução apontada está num caminho intermediário, aquele que preconiza a harmonização entre visões opostas e excessivamente generalistas de mundo e procura evitar os preconceitos que normalmente sustentam as generalizações. 

Essas considerações ensejam o tratamento de outro dos tópicos centrais deste livro: a tolerância. Dois ensaios estudam a sua justificação moral e a sua relação com a liberdade, indicando ainda o renascimento das discussões sobre ética em todo o mundo e nas mais diversas áreas do conhecimento. A temática é enfatizada por Bobbio nos últimos textos do livro, que enfocam o mal de dois pontos de vista diferentes: o de uma ética laica e o de uma religiosa, que contraporiam, respectivamente, na visão do intelectual, a discussão entre o homem de razão e o de fé. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp