Nova tiragem de 'As leis do caos', de Ilya Prigogine

Notícia
Notícias
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1977 por seus estudos em termodinâmica de processos irreversíveis com a formulação da teoria das estruturas dissipativas, Ilya Prigogine, químico russo naturalizado belga, é autor de As leis do caos, que acaba de ganhar nova impressão. 

No início, como ensina a Bíblia, era o caos, termo que permanece, até hoje, associado à noção de instabilidade dinâmica, desordem e imprevisibilidade, sendo geralmente visto como algo temível que, por ser impossível de ser entendido, deve ser evitado ao máximo. Em As leis do caos, no entanto, mostra o outro lado da questão, inserindo o caos nas leis da natureza, relacionando-o a noções de probabilidade e de irreversibilidade. O autor mostra como, em se tratando de caos, não se pode trabalhar com situações individuais associadas a trajetórias e a funções de onda, mas sim com descrições estatísticas, que tornam possível evidenciar o aparecimento de uma simetria temporal quebrada. 

O ato de reconsideração do conceito de caos conduz a uma nova coerência, permitindo o desenvolvimento de uma ciência que não fale apenas de leis, mas também de eventos. 

Nessa linha de raciocínio, para Prigogine, a instabilidade, ou seja, o caos, tem duas funções fundamentais: a unificação das descrições microscópicas da natureza e a formulação de uma nova teoria quântica, baseada na noção de probabilidade daquilo que tradicionalmente se conhece como "leis da natureza". 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp