Pesquisadores desmentem boatos associados ao Bolsa Família
(Foto: Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzan/Acervo pessoal)
"O Bolsa Família é assistencialista; deveriam ensinar a pescar em vez de dar o peixe; os pobres 'fazem filho' para conseguir o benefício". Esses são os principais boatos e inverdades repetidos à exaustão pelo senso comum sobre o programa de transferência de renda.
Iniciado no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família completou 20 anos em 2023 e acabou de ser relançado, após inúmeras mudanças nos mandatos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. O programa foi objeto de profundo estudo publicado pela Editora Unesp em 2013: Vozes do Bolsa Família: Autonomia, dinheiro e cidadania, atualmente em segunda edição.
Nele, os pesquisadores Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani mergulharam no universo das mulheres que, a partir do momento em que passaram a contar com uma renda monetária regular, ainda que mínima, conquistaram autonomia moral, econômica e política. Em uma rica entrevista concedida ao jornalista Diego Moura, da Fundação Editora da Unesp, eles desmentiram quatro boatos frequentemente associados ao Bolsa Família e falaram sobre as perspectivas e os rumos do programa depois de seu relançamento pelo governo Lula.
Assista abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=YILEyd7Dinc
Ambos os professores estão à disposição para entrevistas. Basta escrever para imprensa.editora@unesp.br
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br