Além do ensaio Discurso do método, edição traz outros três, publicados com o texto original publicado 1637: A dióptrica, Os meteoros e A geometria
Pilar da ciência moderna, Discurso do método & Ensaios, obra seminal do filósofo e matemático francês René Descartes, ganhou nova tiragem. Além da tradução para o português do Discours de la methode [Discurso do método], o leitor brasileiro pode contar com os três ensaios que originalmente o acompanhavam em 1637: La dioptrique, Les météores, La géométrie.
“Discurso & Ensaios anuncia explicitamente o advento de uma filosofia prática que promove a união entre a ciência e a técnica, dando o primeiro passo para o nascimento da tecnologia, entendida como racionalização científica (metódica) da técnica, para tornar efetivo o ato técnico de controle (domínio) da natureza, cuja possibilidade se assenta na concepção de que a natureza é simples matéria em movimento, desprovida de qualquer finalidade intrínseca”, escreve o organizador e um dos tradutores da obra, Pablo Rubén Mariconda.
Diferentemente das traduções já existentes em todo o mundo, que se atêm apenas ao Discurso do método, esta edição é composta pelo discurso introdutório em seis partes, que constitui o ensaio sobre o método; pelos dez discursos que compõem o ensaio A dióptrica, sobre lentes e instrumentos ópticos; pelos dez discursos do ensaio Os meteoros, sobre meteorologia, que contém a explicação cartesiana do arco-íris; e pelos três livros que compõem o ensaio A geometria, sobre a resolução de equações e a produção das curvas correspondentes.
Assim, o leitor brasileiro terá a oportunidade de reorientar a interpretação da obra do pensador, eliminando as distorções verificadas ao longo do tempo e mantendo como pano de fundo a radicalidade do projeto cartesiano do qual esta obra faz parte. A tradução, robustecida com notas explicativas, foi feita diretamente do original em francês e contou com equipe de seis tradutores capitaneados por Pablo Rubén Mariconda.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp