Marcelo Bortoloti fala sobre as correspondências entre o poeta itabirano e Ribeiro Couto, escritor, poeta e diplomata brasileiro
O doutor em literatura brasileira Marcelo Bortoloti participa, no dia 27 de novembro, do Ciclo de Debates Virtual “A Obra Epistolar de Drummond”, uma parceria do Sesc-SP com o III Flitabira (Festival Literário de Itabira). Ele organizou o Carlos Drummond de Andrade e Ribeiro Couto: Correspondência, que reúne as cartas trocadas entre os escritores. A conferência estará disponível aqui às 20h.
Sobre o evento
Marcelo Bortoloti fala sobre as correspondências entre o poeta itabirano e Ribeiro Couto, escritor, poeta e diplomata brasileiro. A obra de Couto incluiu poesia, ensaios e traduções, e ele também serviu como embaixador do Brasil em diversos países. Couto era conhecido por seu estilo literário refinado e seu trabalho contribuiu para a literatura brasileira do século XX.
Enquanto Drummond se destacava por sua seriedade, introspecção e inclinação progressista, Couto era conhecido por sua sociabilidade, abordagem otimista em relação à vida, interesse nas nuances do cotidiano e, notavelmente, politicamente conservador. Quando os dois escritores começaram a se corresponder, Drummond era recém-casado e ainda dava seus primeiros passos no universo literário. O debate literário entre os dois escritores parece ter unido os poetas em um primeiro momento, com muitas trocas sobre o modernismo. Apesar das discrepâncias evidentes entre suas personalidades e visões de mundo, a partir de 1925, ambos estabeleceram uma correspondência regular por meio de cartas. Essa troca de correspondências perdurou, com altos e baixos, até 1963, quando Couto faleceu.
Confira a programação completa aqui.
Serviço - Ciclo de Debates Virtual “A Obra Epistolar de Drummond”
Data: 27/11, às 20h
Local: Canal do YouTube da III Flitabira (Festival Literário de Itabira)
Gratuito
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br