Baseado tanto em fontes documentais quanto artísticas, o livro tornou-se um estudo clássico na área da história do trabalho e no campo das culturas entre operários
O portal Outras Palavras destacou a quarta edição de Nem pátria, nem patrão! Memória operária, cultura e literatura no Brasil, de Francisco Foot Hardman.
"Jornais faziam o papel de agitação, formação política e mobilização, ajudando a articular greves, protestos e uma nascente consciência de classe. No entanto, essa história de resistência foi muitas vezes apagada ou minimizada pela narrativa oficial, que privilegiou os feitos das elites em detrimento das lutas populares. Foi nesse terreno de memória soterrada que o historiador e crítico literário Francisco Foot Hardman se debruçou, resgatando vozes silenciadas e reconstruindo a trajetória do movimento operário e da cultura anarquista no Brasil", registram.
Leia a íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br