Escrito em linguagem acessível e amplamente ilustrado, apresenta ao público infantil uma instigante introdução ao trabalho do arqueólogo
A revista Pais e Filhos destacou o livro Os antigos habitantes do Brasil - 2ª edição, como uma das alternativas para contar às crianças a história do Brasil.
"Ilustrado do começo ao fim, o livro conta a história, cultura e tradições dos povos indígenas do Brasil desde antes da chegada dos portugueses ao país em 1500", descreve a publicação.
A obra do historiador Pedro Paulo A. Funari instiga a curiosidade infantil sobre como os índios teriam chegado às Américas, especialmente ao Brasil. Sob coordenação de Ernesta Zamboni, com um texto sintético, direto e bem escrito aliado a ilustrações apaixonantes de Isabel Voegeli Stever e projeto gráfico de Mari Pini, o livro está na segunda edição.
No texto há reflexões profundas sobre as populações autóctones do Brasil e seus modos de vida: da idade da pedra lascada há 10 mil anos à grande transformação causada pela chegada dos colonizadores portugueses à costa do que seria o Brasil a partir do século XV. Os textos são “escritos de forma simples e criativa por historiadores empenhados em construir histórias que despertem nas crianças o prazer da leitura”, segundo a coordenadora do projeto, Ernesta Zamboni.
E as imagens ocupam lugar de destaque na empreitada editorial. “As ilustrações que complementam os textos foram escolhidas e organizadas de forma a estimular a imaginação e a curiosidade do leitor em direção a outros espaços, tempos e formas de convivência humana”, explica a coordenadora.
A todo momento, a criança é convidada a participar da jornada e extrapolar a leitura para sua vida. “Você já pensou em ser arqueólogo?”, questiona o autor. “O arqueólogo identifica sítios arqueológicos, os locais onde se encontram vestígios antigos. Trabalha também em museus, estudando os vasos de cerâmica, os artefatos de pedra ou de ossos. Dessa forma, descobre-se como viviam os homens no passado, como eram seus costumes e seus sentimentos.”
Pedro Paulo A. Funari é historiador, doutor em arqueologia e professor livre-docente da Unicamp. Como arqueólogo, realizou pesquisas em vários países, como Espanha, Itália e Inglaterra. No Brasil, coordenou as pesquisas arqueológicas no Quilombo de Palmares, em Alagoas, e atua como pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É autor de livros em que divulga suas pesquisas e reflexões para crianças e adultos.