Para compreender a Revolução Iraniana

Notícia
Notícias
terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Populares se manifestam antes da deflagração da revolução de 1979. Na imagem, o líder aiatolá Khomeini

No final do ano de 1978, o mundo assistia perplexo à primeira revolução televisionada ao vivo em um Irã espremido entre a autocracia, a corrupção e anseios modernizadores. Um espetáculo surpreendente: as ruas das principais cidades do Irã eram inundadas por uma população enfurecida que exigia a saída do Xá Mohamemed Reza Pahlevi. Uma revolução exemplar: apresentava as variáveis definidoras de nossa época e dos perigos e desafios que enfrentamos. 

O 1° de fevereiro de 1979, dia 12 do mês Bahman do calendário persa, ficou marcado como o retorno do aiatolá Khomeini a Teerã. Recebido por multidões após 15 anos de oposição à monarquia do exílio em Bagdá e Paris, com sua volta, assumiu a liderança da revolução e declarou a República Islâmica do Irã.

Para compreender melhor essa passagem histórica, indicamos a leitura de  A Revolução Iraniana (De R$ 29 por R$ 23,20 até 6 de fevereiro) Neste livro, que integra a Coleção Revoluções do Século 20, Osvaldo Coggiola apresenta uma análise histórica, religiosa, social, política e econômica desta região conturbada desde tempos imemoriais e que guarda uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

Além das intervenções russa e britânica, no começo do século XX, e posteriormente da norte-americana, Coggiola elenca os motivos que tinha a população iraniana para derrubar o regime comandado pelo Xá, entre eles, a vertiginosa desigualdade social, seu posicionamento frente a questões religiosas e a repressão selvagem levada a cabo pela polícia política, a Savak. No entanto, o que mais chama a atenção é como o processo é modificado quando a ação passa da burguesia nativa para o proletariado: na revolução passada em “tempo real” para o mundo, o povo que oferecia seu peito às balas era inspirado pelos ensinamentos de um personagem religioso do século VII, o profeta Maomé.

Todo esse processo abriu o caminho para a ascensão do aiatolá Ruhollah Khomeini e alterou o equilíbrio no Oriente Médio, gerando resquícios em outros países como a Arábia Saudita. Coggiola chama atenção para as múltiplas raízes históricas e políticas que ficam ocultas quando a simplificação racionalista qualifica a revolução iraniana de islâmica, apresentando-a como um evento basicamente reacionário. Por isso, a necessidade também de se entender as contradições de um país complexo, assim como uma visão geopolítica mais abrangente, oferecendo por fim um contraponto à atual visão apresentada na cruzada mundial contra o “terrorismo islâmico”. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp