'Passagens da Antiguidade ao feudalismo' ganha reimpressão

Notícia
Notícias
domingo, 21 de julho de 2024

Perry Anderson se debruça sobre o processo de transformação das sociedades antigas, baseadas em um sistema escravista, em uma sociedade cujo sustentáculo era o modo de produção feudal

A obra Passagens da Antiguidade ao feudalismo, de Perry Anderson, acaba de ganhar uma nova tiragem, opção perfeita para quem se interessa pelo estudo das transformações sociais e políticas que marcaram a transição da Antiguidade para a Idade Média.

Neste livro, Anderson mergulha no complexo processo que transformou sociedades antigas, fundamentadas no sistema escravista, em sociedades medievais sustentadas pelo modo de produção feudal. Por meio de uma lente marxista, o autor explora as raízes sociais e políticas surgidas no período clássico e que permaneceram influentes até o nascimento dos Estados modernos e suas monarquias absolutistas.

A argumentação de Anderson é construída sobre os pilares do materialismo histórico, uma abordagem que ilumina aspectos pouco explorados da história europeia pela historiografia marxista, tradicionalmente mais focada no desenvolvimento do capitalismo. O autor oferece uma análise detalhada e crítica das forças que moldaram a Europa ao longo de séculos, revelando a continuidade e a mudança nas estruturas sociais e econômicas.

Com uma narrativa envolvente e uma análise rigorosa, o livro permanece uma leitura essencial para historiadores, estudantes e todos aqueles interessados em compreender as dinâmicas que moldaram o mundo medieval e suas repercussões na formação dos Estados modernos.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br