Pesquisador investiga a transformação da noção de corpo após sua separação da alma
No próximo dia 19 de agosto (segunda-feira), a Editora Unesp lança o livro Metáforas do corpo no Século das Luzes, do professor livre-docente no Departamento de Filosofia da USP, Pedro Paulo Pimenta. Às 19h30, no Bar Balcão, nos Jardins, em São Paulo, ele autografa a obra e bate-papo com os leitores e as leitoras.
A entrada é gratuita e haverá venda de livros no local.
Sobre o livro - “Os ensaios aqui reunidos retraçam o destino filosófico da ideia de corpo no século XVIII, uma vez separada daquela de alma, à qual estivera ligada desde as Meditações de Descartes, surgidas em francês no ano de 1649. O mote destas investigações é uma frase de Angélique, filha de Diderot, relatada pelo filósofo em carta a Sophie Volland, sua amante e interlocutora: “Ocorreu-me indagar-lhe o que seria a alma, ao que ela respondeu, ‘A alma é feita quando se faz a carne.’”
Sobre o autor
Pedro Paulo Pimenta é professor livre-docente no Departamento de Filosofia da USP. Traduziu escritos de Hume, Gibbon, Diderot e d’Alembert, entre outros. É autor de numerosos artigos e de alguns livros, dentre os quais se destacam A imaginação crítica: Hume no Século das Luzes (Azougue, 2013) e A trama da natureza: organismo e finalidade na época da Ilustração (Editora Unesp, 2018).
Serviço - Lançamento de Metáforas do corpo no Século das Luzes
Data: 19 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Bar Galpão
Endereço: Rua Doutor Melo Alves, 150 | Jardins
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br