Perfil literário resenha obra de Mary Del Priore e Carlos Daróz

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 25 de agosto de 2020

O perfil no Instagram @erikalendo resenhou  A história do Brasil nas duas guerras mundiais, organizado por Mary Del Priore e Carlos Daróz. O livro permite ao leitor ultrapassar as linhas gerais em que são descritas as participações brasileiras nos dois grandes conflitos mundiais e observar de posição privilegiada o que ocorria na trincheira, no navio, na caserna. Leia a resenha abaixo:

"Dividido em 10 artigos - 5 sobre a Primeira Guerra + 5 sobre a Segunda Guerra -, esse livro desvela como foi a participação do Brasil nas duas guerras mundiais. Depois ter sido negligenciada pela pesquisa nacional por anos, é com novo fôlego que essa obra vem somar incríveis informações.

Apesar de toda a carência estrutural, o país foi o único da América Latina a enviar forças de combate para ambas as guerras. E nessa segunda parte da resenha, meu propósito é compartilhar com vocês como o livro aborda o envolvimento do Brasil durante o segundo conflito.

Os três primeiros artigos sobre a WW2 são alguns dos melhores do livro, e versam sobre, respectivamente: a participação dos EUA na política da borracha que ocorreu em grande escala na Amazônia; o interesse econômico da Alemanha na América do Sul e como isso refletiu nas engrenagens políticas e sociais do Brasil; e o papel das Marinhas Mercante e de Guerra na manutenção da soberania brasileira. Esses três artigos ilustram de forma impecável a situação brasileira no conflito global.

Imprescindível, a borracha extraída do nosso solo era utilizada em larga escala pela indústria bélica. Um acordo com o Brasil, que tirasse a Alemanha do páreo, era crucial para a política norte-americana. Aliada a isto, a estratégia de Roosevelt de fixar bases militares no nordeste brasileiro.

Sobre a defesa brasileira, sua irrelevância na WW2 é mero mito. A flotilha de submarinos que atacava o litoral pertencia à elite da Kriegsmarine, e mesmo assim, 70% desses militares pereceram. A Marinha e a Aeronáutica fizeram frente à elite mesmo sem experiência. Mais ainda: a importância estratégica do Brasil foi tão significativa, que os alemães formaram duas redes de espionagem por aqui, e os naufrágios de nossos navios provaram a eficácia desse sistema.

Há muitas informações esclarecedoras que, por meio da escrita precisa e didática dos artigos, tornam-se acessíveis a todos. Assim, essa indicação abrange leigos e estudiosos do tema, na garantia de que encontrarão excelente conteúdo."

Leia a resenha também aqui e confira o Instagram da Editora Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br