Pesquisador volta às origens para entender o que é e para que serve a Matemática

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Ao buscar responder o que este campo tem de ser para que possa ser útil à ciência, obra também almeja esclarecer a própria natureza do conhecimento matemático

A Matemática é um refinado instrumento de conhecimento. O que é isso, precisamente, que ela conhece, e que tipo de conhecimento é esse? E, além disso, como o conhecimento matemático pode ser útil como instrumento de investigação da natureza? Essas são as principais questões que O que é e para que serve a Matemática, de Jairo José da Silva – lançamento da Editora Unesp – busca responder.            

“A Matemática é uma ciência muito antiga, talvez a mais antiga que existe, mas nem sempre foi o que é hoje. Antes, nos seus primórdios, ela era mais uma tecnologia baseada em observações e induções do que uma ciência dedutiva, mais aplicada – em agrimensura, na vida prática, na Astronomia – que pura investigação teórica. Transformá-la de ciência aplicada em ciência pura foi obra dos gregos”, anota o autor. “Antes deles, um conjunto de regras práticas para medir comprimentos, áreas e volumes, calcular impostos e dividir heranças; com eles, uma ciência de formas espaciais perfeitas – idealizações das formas reais dos objetos espaciais – e números puros, ou seja, todas as possíveis especificações da noção de quantidade, pensadas simplesmente como coleções de unidades indiferenciadas, quaisquer coisas que se pode em princípio pensar coletivamente apenas como quantidade.”            

Silva oferece uma resposta ao aparente enigma da aplicabilidade da Matemática à compreensão da realidade por uma abordagem ao revés: em vez de partir de uma ideia pré-concebida sobre a natureza da Matemática para depois examinar seus usos, pergunta-se o que deve ser a Matemática para que possa ser aplicada ao mundo. Mas como isso não basta, também examina que mundo é esse que se oferece ao tratamento matemático e como ele nos é dado.             

Segundo o autor, crenças profundamente arraigadas no imaginário popular, científico e filosófico dificultam a compreensão da produção da Matemática. De acordo com essa mitologia, a Matemática é abstrata, mas ainda assim real; existe independentemente dos seres humanos; é só uma parte da Matemática transcendente; dá aos homens acesso a verdades transcendentes do Universo; é parte do universo físico, estruturando-o; estrutura até a razão humana; todos os seres racionais, deste ou de qualquer outro mundo, compartilham a mesma Matemática.

Questionando cada uma dessas crenças, Jairo José da Silva investiga a Matemática real, com uma origem e uma dinâmica de evolução, “não uma Matemática a priori domesticada por preconceitos filosóficos e recortada sob medida para se ajustar a eles”. Para Silva, o fato de que a ciência é matematizada deve já conter em si a explicação da sua possibilidade. Para encontrá-la, ele não hesita em abandonar certos pressupostos empiristas que cavam um vale profundo numa planície rasa e fazem de um fato trivial um mistério.

Sobre o autor – Jairo José da Silva é graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Candidate in Philosophy em Matemática pela University of California (Berkeley) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi por 35 anos professor do Departamento de Matemática da Unesp, câmpus de Rio Claro, onde obteve o título de livre-docente e atuou como professor titular, ambos em Lógica Matemática. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é autor de vários artigos científicos publicados em importantes revistas internacionais e autor de Filosofias da Matemática (Editora Unesp, 2007) e Mathematics and its Applications (Springer, 2017), e coautor, com Claire Ortiz Hill, de The Road not Taken (College Publications, 2013).

Título: O que é e para que serve a matemática
Autor: Jairo José da Silva
Número de páginas: 424
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 98
ISBN: 978-65-5711-111-6

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br