Peter Burke ministra conferência sobre 'O polímata'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de abril de 2021

III Feira do Livro da Unesp trouxe palestra on-line ao vivo com historiador inglês Peter Burke

O historiador inglês Peter Burke abriu, nesta segunda (5), a III Feira do Livro da Unesp - Virtual, com uma conferência ao vivo sobre seu mais recente lançamento mundial: O polímata: Uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag.

Na obra, Peter Burke investiga pensadores dedicados a múltiplas áreas do conhecimento. O historiador se debruça sobre a trajetória de 500 intelectuais atuantes dos séculos XV ao XXI, numa rica incursão na história social e cultural do conhecimento. Abordando período que cobre desde a Renascença até os dias atuais, muda nossa compreensão dessa notável e atraente espécie de intelectual. Neste relato caleidoscópico, leva-nos a repensar os objetivos da educação e o destino do pensador universal em um mundo inundado de informações. 

Em sua visão, a polimatia, ou seja, o interesse acadêmico profundo de um estudioso por múltiplos temas está se perdendo. "Polímatas são com uma espécie em extinção", disse o professor emérito de História Cultural da Universidade de Cambridge. Ele propôs, ainda, diversos caminhos para que o ambiente acadêmico seja mais interdisciplinar e menos hiper-especializado, no combate ao que ele chamou de "miopia intelectual". 

Assista à conferência completa abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=AF2TtvNuHWo

Para conferir outros eventos do Cardápio Cultural da III Feira do Livro da Unesp, clique aqui. Durante o evento, o livro pode ser adquirido com 50% de desconto na Livraria Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br