Examinando conflitos políticos e líderes mundiais, autores mostram como se deram os processos racionais (ou irracionais) por trás de grandes acontecimentos da história recente
O portal do Observatório Político dos Estados Unidos resenhou o livro Como os Estados pensam: a racionalidade da política externa, de John J. Mearsheimer e Sebastian Rosato.
"Em meio a tantas guerras – Ucrânia, Palestina, Sudão, Burkina Faso, Mianmar e outras –, quedas de democracias, embargos e sanções econômicas com resultados catastróficos, pensar nas decisões dos Estados como “racionais” parece um exagero. No entanto, Mearsheimer e Rosato não só afirmam – “em nítido contraste com o senso comum emergente, julgamos que os Estados geralmente são racionais” (p. 206) – como mostram essa racionalidade, analisando uma série de decisões tomadas pelos Estados em momentos cruciais", escreve Tatiana Carlotti. "O resultado é um tratado sobre o que eles definem como “racionalidade estratégica”, combatendo a percepção contrária do senso comum e até de teóricos das Relações Internacionais defensores da irracionalidade dos Estados."
Leia a íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br