Primo Levi busca o significado naquilo que está além do humano

Notícia
Notícias
domingo, 24 de abril de 2016

Coletânea reúne vários textos inéditos que navegam pelo acontecimento perturbador, enigmático e dramático que foi Auschwitz, além de ensaios históricos, científicos e literários    A assimetria e a vida        

O nome de Primo Levi é indissociável do contundente e brilhante relato de sua vida no campo da morte de Auschwitz e da busca pelo seu significado. Sua grandeza, além do valor intrínseco do testemunho da barbárie, está na insistência em questões que confrontam nossas certezas do mundo. Busca entender racionalmente algo que está além de qualquer medida humana para combater aquela que teria sido a realização plena do fascismo: “a consagração do privilégio, a instauração definitiva da não igualdade e da não liberdade”.

Em A assimetria e a vida: artigos e ensaios 1955-1987, Primo Levi volta a discutir o significado do campo de concentração, comparando-o a algo que simultaneamente é e não é humano. Na primeira parte deste lançamento da Editora Unesp, a inteligência do pensador italiano busca explicar o enigma Auschwitz e seus desdobramentos no pós-guerra. Na segunda parte, apresenta textos especulativos sobre temas científicos, históricos e literários.

Na apresentação a este livro, o escritor e crítico italiano Marco Belpoliti chama a atenção para o talento demonstrado por Levi, nos diferentes textos desta coletânea, para colocar em crise opiniões consolidadas, sejam elas individuais ou coletivas. “É um ressentimento que se percebe por trás de sua prosa marmórea, do tom racional e cal

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unespmo com que profere todas as acusações contra mentirosos profissionais, hipócritas, falsificadores (“Caçadores de mentiras para negar o Holocausto”), contra aqueles que se valem do terrível acontecimento de Auschwitz para vender barato verdades fáceis ou pura morbidez (“Cinema e suásticas”); a mesma atitude quando examina o acontecimento midiático do Holocausto (“As imagens do ‘Holocausto’”) ou quando mostra o excessivo otimismo da ciência moderna (“Vamos ver só o que se realizou” e “O que pegou fogo no espaço”), ou então quando toca no problema do fim das ideologias”.

Ao final, dedica este livro aos jovens, os destinatários ideais desta obra. O próprio Levi, no prefácio a uma edição didática do clássico É isto um homem?, demonstra a mesma preocupação com essa faixa de leitores: se, como afirma, o fascismo não morreu, diz que ficará feliz se “um único dos novos leitores terá entendido como é arriscado o caminho que parte do fanatismo nacionalista e da renúncia à razão.”  

Título: A assimetria e a vida: artigos e ensaios1955-1987
Autor: Primo Levi
Tradução: Ivone Benedetti
Organização e apresentação: Marco Belpoliti
Número de páginas: 304
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-85-393-0610-7

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp