Professor da USP desvenda obra-prima de Goethe para público em geral

Notícia
Notícias
domingo, 5 de outubro de 2025

Jorge de Almeida destaca atualidade de Fausto e sua influência na cultura ocidental  

O mito de Fausto, o homem que vendeu sua alma ao demônio em troca do conhecimento absoluto, ganhou vida eterna nas mãos de Johann Wolfgang von Goethe. Agora, a revolucionária obra Fausto de Goethe será tema do próximo episódio da série Grandes Clássicos da Literatura Universal – uma introdução, sob orientação do professor Jorge de Almeida, da USP.

Durante dois encontros on-line nos dias 14 e 15 de outubro, das 19h às 21h, o especialista em teoria literária conduz os participantes por uma jornada fascinante pela obra que mudou os rumos da literatura ocidental, numa reflexão profunda sobre a condição humana.

"O que torna Fausto tão atual é justamente sua capacidade de questionar os limites do conhecimento e do desejo humano", explica Almeida, que há mais de 20 anos estuda a obra do autor alemão. Segundo o professor, a genialidade de Goethe está em como ele conseguiu, por meio desta tragédia, capturar as contradições do espírito humano – sua sede de saber, seus anseios de poder e sua busca por redenção.

O encontro foi cuidadosamente planejado para atender tanto quem está tendo o primeiro contato com a obra quanto os leitores que já a conhecem. Com uma abordagem dinâmica que combina análise literária com leitura comentada de trechos essenciais, contexto histórico do Romantismo alemão e discussão filosófica, os participantes terão a oportunidade de descobrir por que este texto continua influenciando artistas e pensadores dois séculos após sua publicação.  

Sobre o docente – Jorge de Almeida é doutor em filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Publicou diversos trabalhos sobre literatura alemã e foi professor visitante em universidades da França e Alemanha. Atualmente coordena um grupo de estudos sobre literatura romântica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.  

Serviço | Grandes Clássicos da Literatura Universal – uma introdução: Fausto, de Goethe

Data: 14 e 15 de outubro de 2025
Horário: 19h às 21h
Modalidade: On-line ao vivo
Investimento: R$ 186 em até 3 parcelas de R$ 62 no cartão de crédito, à vista no boleto (até 07/10) ou  Pix ( até 14/10).

Mais informações e inscrições aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br