Quatro Cinco Um recomenda obra de Adorno para compreender como Bolsonaro foi possível

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 30 de junho de 2020

Manifestante em ato pró-Bolsonaro no dia 24 de maio, em Brasília
Adriano Machado/Reuters/Fotoarena

Em artigo para o portal da revista Quatro Cinco Um, o colunista Paulo Roberto Pires recomendou a leitura de Estudos sobre a personalidade autoritária de Theodor W. Adorno, para compreender melhor comportamentos autoritários e fascistas. 

"Como Hitler e Mussolini foram possíveis? Como um dia se achou razoável apoiá-los e elegê-los? Que difícil escolha teriam enfrentado seus eleitores?", pergunta-se Pires.

"Se os momentos históricos não se espelham [entre a Segunda Guerra Mundial e a atualidade], há mais semelhanças do que se poderia desejar entre cidadãos que, num tempo e noutro, abraçam valores e práticas fascistas. Não importa se são trinta ou trezentos, ridículos ou ameaçadores, se usam capuz branco ou camisa verde-e-amarela, se bebem leite ou cloroquina: uma única voz que prega o ódio é ou deveria ser motivo de inquietação — e alvo de medidas legais."

A obra Estudos sobre a personalidade autoritária é resultado de uma seleção de textos da obra original de quase mil páginas intitulada The Authoritarian Personality, escrita por Adorno, Levinson, Sanford e Frenkel-Brunswik e publicada em 1950 nos Estados Unidos. Os textos que compõem o presente livro debatem como, em plena Segunda Guerra Mundial, o fascismo não era um episódio isolado, mas estava presente de forma latente em amostras da população norte-americana da época. Sua base de argumentação procura expor como o autoritarismo mantém relações profundas com o “clima cultural geral” do modo capitalista de organização socioeconômica – o que preserva a atualidade dessa investigação.

Leia o artigo completo aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br