Revista Brasileiros indica a leitura de livros de Schopenhauer e Emília Viotti

Imprensa
Imprensa
domingo, 27 de março de 2016

Em 27 de março, o editor de Literatura da revista Brasileiros, indicou na coluna Imperdíveis, a leitura de O mundo como vontade e como representação - Tomo II, de Artur Shopenhauer e Brasil: História, textos e contextos, de Emília Viotti da Costa. 

Confira a análise publicada sobre O mundo como vontade e como representação - Tomo II:

“Amor e ódio falseiam por completo o nosso juízo: em nossos inimigos vemos apenas defeitos, em nossos entes queridos, puros méritos e mesmo os defeitos destes parecem-nos dignos de apreciação. Um poder oculto semelhante a esse é exercido por nosso preconceito (…)

”O primeiro tomo deste livro, tido como o mais importante de Shopenhauer, surgiu em 1818. O tomo II traz as mesmas ideias, mas é obra bem distinta, pois escrita a partir de nova perspectiva, mais amadurecida, 26 anos depois.

Com seu estilo saboroso e irônico, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) influenciou decisivamente alguns dos grandes escritores e pensadores dos séculos 19 e 20, como Nietzsche, Tolstói, Machado de Assis, Freud, Einstein, Jung, Thomas Mann e Becket.

Já sobre a publicação de Emília Viotti da Costa:

A paulistana Emília Viotti da Costa era professora livre-docente da USP quando foi aposentada pelo AI-5, em 1969. Autora de vários livros importantes, como Da Colônia à Senzala, lecionou em universidades dos EUA, como as de Tulane, Illinois e Yale.

Clique aqui e confira na íntegra. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp