Ruth Sprung Tarasantchi resgata memória do artista plástico Carnelosso em lançamento que ocorre neste sábado

Notícia
Notícias
quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Detalhe de uma das obras de Carnelosso

Para compreender a importância da obra de Glycério Geraldo Carnelosso (1921-2009), resguardada em sua maioria pela família, amigos e alguns colecionadores próximos, a artista plástica Ruth Sprung Tarasantchi se dedicou por anos ao resgate e recuperação das informações sobre a vida e a obra do artista. O resultado vem a público justamente no centenário de seu nascimento, com a edição do livro que revela o grande pintor, escultor e medalhista em Glycério Geraldo Carnelosso, publicado pela KPMO Cultura e Arte em coedição com a Cultura Acadêmica, selo da Fundação Editora da Unesp. O lançamento da obra ocorre neste sábado, 4 de dezembro, às 10h, no Museu de Arte Sacra de São Paulo. O público ainda poderá conferir pinturas, esculturas e medalhas do artista que ficarão expostas durante o final de semana de lançamento do livro.

Por muito tempo Carnelosso foi admirado e respeitado pela crítica e o público, tendo uma fama considerável, mas que por circunstâncias históricas acabou sendo injustamente relegado ao esquecimento, tornando-se aos poucos quase um desconhecido. Carnelosso fez história a partir de suas esculturas e pinturas completamente originais. O artista de várias técnicas que completaria seu centenário neste ano, ganhou a vida como grande medalhista, um dos melhores do Brasil. 

Para que Ruth pudesse fazer seu trabalho, aprofundou-se em analisar a obra, investigou recortes de jornais, alguns trabalhos que falavam sobre o artista e contou com o conhecimento de pessoas que tinham registros sobre a vida e as obras de Carnelosso (ao lado, autorretrato de 1969). 

Seus desenhos, gravuras, esculturas e pinturas são retratos de uma época e, inclusive, muitas passaram a integrar o acervo de importantes instituições nacionais, como o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo entre outros. A importância das obras instigou a autora Ruth Tarasantchi a desenvolver a pesquisa e a resgatar a memória e a obra do artista, que resultou na edição deste livro. 

Com Carnelosso, é possível conhecer um tempo que ficou para trás e quase ninguém relembra, quando São Paulo virou a grande urbe do país e se tornou um ícone da modernidade, superando, em 1945, a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. 

Em Glycério Geraldo Carnelosso, Ruth conseguiu trazer a sensibilidade da visão do artista em suas obras vistas ao longo da publicação e analisadas com o olhar cuidadoso da pesquisadora. Trouxe ainda sua história, seu temperamento, uma análise da geração que o acompanhou e narrou a forma em que ele transitava por diversos estilos. 

Serviço - Lançamento de Glycério Geraldo Carnelosso

Data: 4 de dezembro (sábado)
Horário: A partir das 10h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | Avenida Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito a lotação) na Rua Jorge Miranda, 43 

Ficha técnica do livro 

Edição: KPMO Cultura e Arte e Cultura Acadêmica
Autora: Ruth Sprung Tarasantchi
Coordenação geral: João Marcos Sampaio Carnelosso
Direção de arte: Marcello de Oliveira
Ano: 2021
ISBN: 978-65-86913-06-4 (KPMO) e 978-65-5954-132-4 (Cultura Acadêmica)
Número de páginas: 236
Formato: 23 x 28 cm
Preço de venda: R$ 119,00

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br